Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação

Autores

  • Walter Karwatzki Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317813012017200

Palavras-chave:

Educação, Fotografia, Inclusão, Jovens, Artes,

Resumo

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2011, apontam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convive com alguma forma de deficiência, dentre as quais cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, a deficiência será uma preocupação ainda maior porque sua incidência tem aumentado. Este relato de experiência apresenta um projeto de extensão de inclusão que tem como campo de estudo a questão da discriminação de adolescentes com necessidades especiais de educação. O objetivo dessa prática foi promover ações, via uma oficina de fotografia, que podem ampliar as possibilidades de inclusão e socialização no contexto de que fazem parte, de jovens em vulnerabilidade de exclusão social, vivenciando o sentimento de pertencimento no dia a dia da sociedade. Visando atender a esses objetivos, foi desenvolvido um projeto entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) de Porto Alegre e duas Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental, entre os anos de 2013 e 2014. O projeto foi desenvolvido com uma turma de doze alunos, seis de cada escola, e foi acompanhado por duas professoras. Resultaram do projeto duas exposições com as imagens feitas por eles ao longo do curso; uma interna, no IFRS e outra externa, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), resultante de uma seleção por edital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walter Karwatzki, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Coordenador de Projetos Culturais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Câmpus Porto Alegre.

Referências

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FERREIRA, Maria Elisa Caputo, GUIMARAES, Marly. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FONSECA, Vitor da. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce. Porto Alegre: Artmed, 1995.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. A instituição. Disponível em: http://www.poa.ifrs.edu.br/institucional/a-instituicao.

Acesso em: 22 nov. 2016.

KLAUSEN, Adriana Paula Siqueira. O ensino das artes visuais: algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre, 2013. 62 f. Trabalho de conclusão de graduação em licenciatura em artes Visuais – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, 2013.

MENDES, Ricardo Fotografia e inclusão (social): revendo experiências das últimas três décadas. Revista D’Art. São Paulo, p. 71 – 75. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/revista_dart/pdfs/dart12%20fotografia%20e%20inclus%C3%A3o%20social.pdf Acesso em: 24 nov. de 2016.

MONTARDO, Sandra Portella. Fotos que fazem falar: desafios metodológicos para análise de redes temáticas em fotologs. Disponível em: www.revistaeletronica.pucs.br. Acesso em: 24 nov. 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre a deficiência. World Health Organization, The World Bank, Tradução Lexicus Serviços Lingüísticos. São Paulo: SEDPcD, 2012, 334 p.

PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era ciberspaço. In: Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal. 2008.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Escola Professora Lygia Morrone Averbuck. Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/lygia/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.

________. Escola Professor Elyseu Paglioli Disponível em: http://websmed.por-

toalegre.rs.gov.br/escolas/elyseu/historia.html. Acesso em: 22 nov. 2016.

RIBEIRO, Alexandre; SOUZA, Samille; CRUZ, Karla. O papel da fotografia na percepção do mundo e o recorte do indivíduo comum como um ato de construção sociocultural de si mesmo. Disponível em: www.slidesearch.org. Acesso em: 21 nov. 2016.

Downloads

Publicado

2017-04-01

Como Citar

KARWATZKI, W. Fotografia para inclusão de jovens com necessidades especiais de educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 200-227, 2017. DOI: 10.5965/1984317813012017200. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/8998. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência