Contribuições da Arte e do professor arteterapeuta para a Educação Inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317813022017136Palavras-chave:
Educação, Artes, Inclusão, Arte Terapia, DocênciaResumo
Ao longo do tempo tem-se constatado a importância das praticas artísticas para o desenvolvimento da sensibilidade, da socialização e educação dos indivíduos, bem como, a utilização da arte como sendo um viés terapêutico. Desta forma, este trabalho tem por objetivo discutir a importância do professor de arte e a inserção de práticas terapêuticas para alunos com necessidades especiais. Para tanto, discutiu-se sobre a educação inclusiva e as práticas artísticas do professor, sobre a importância da arte para a sociedade e para a educação, e sobre a “Arteterapia” e as práticas terapêuticas na Educação especial. Compreendeu-se que, ao estimular diversas funções e habilidades, as práticas artísticas podem ser inseridas na educação especial com o proposito de perceber as habilidades e necessidades de cada educando visando a aprendizagem.Downloads
Referências
ALLESSANDRINI, Cristina Dias. Analise micro genética da oficina criativa: projeto de modelagem em argila. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004.
BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte educação: leitura no subsolo.4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BOATO, Elvio Marcos. A caminho de um ensino mais que especial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: MEC; SEESP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Saberes e práticas da inclusão: recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. (Série Saberes e práticas da inclusão).
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC; SEF, 1998.
CARDOSO, Maria Cecília de Freitas. Adaptando o conteúdo utilizando grandes áreas curriculares. Brasília: Corde, 1997.
CIORNAI, Selma. Percursos em arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.
COLL, Cesar; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre. Artes Médicas, 1995.
COSTA, Robson Xavier da. A socialização do portador de deficiência mental através da arte. Revista Integração, Brasília, ano 12, ed. esp., p. 16-19, 2000.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. In: MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. São Paulo: Educa Brasil; Midiamix, 2001.
EFLAND, Arthur. Cultura, sociedade, arte e educação num mundo pós-moderno. In: BARBOSA, Ana Mae; GUINSBURG, Jacó (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 173-188.
FERNANDES, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 1990.
FERREIRA, J. R.; GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: SOUZA, Donaldo Bello de; FARIA, Lia Ciomar Macedo de. (Org.). Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 372- 390.
GOLDSCHMIDT, Lindomar. Sonhar, pensar e criar. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
GUATTARI, Felix. CAOSMOSE: um novo paradigma estético. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
LIEBMANN, Marian. Exercícios da arte para grupos. São Paulo: Summus, 2000.
MAZZOTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
OMETE, Sadão. A formação do professor de educação especial na perspectiva da inclusão. In BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP. 2003. p. 153-170.
ONU. Declaração de Salamanca. Espanha 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 24 out. 2015.
ORTIZ, Luciana Guedes Machado. Capacitando professores de ensino fundamental em serviço para uma educação inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2003.
PROENÇA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2000.
READ, Herbert. O Sentido da arte. 3. ed. São Paulo: Ibrasa, 1976.
RUTZ, Tais B. Educação inclusiva e ensino de arte, percalços entre teoria e prática. 2010. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação: Licenciatura em Artes Visuais) - Instituto de Artes Visuais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.
SILVA, Silvia Maria Cintra da. Psicologia escolar e arte: uma proposta para a formação e atuação profissional. Campinas: Alínea; Uberlândia: Ed. Universidade Federal de Uberlândia, 2005.
SILVEIRA, Nise. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 2001.
URRUTIGARAY, Maria Cristina. Arteterapia e transformação pessoal pelas imagens. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2004.
VYGOTSKY, Lev S. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.