EDUCAÇÃO PELA ARTE DO GRAFITE EM UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA PROPOSTA DE PARTICIPAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984317812022016141Palavras-chave:
educação, escola, prática artística, grafiteResumo
Educar pela arte é uma alternativa instigante frente ao processo de globalização, onde as tecnologias e meios midiáticos promovem a virtuosidade de expressões, deixando, de certa forma, o trabalho artístico alienado. O fazer artístico deve ser exercitado na escola, de forma que o estudante tenha contato com a experimentação e a prática artística. A abordagem feita neste artigo tem por objetivo elencar questões pertinentes a uma educação pela humanização, em que a escola é protagonista na sua efetivação, e o professor como mediador, numa proposta sócio-histórica. A prática do grafite foi fundamental para exercício da sensibilização e criticidade, oportunizando a manifestação de ideias e mensagens pela arte do grafite em um ponto de ônibus em frente à Escola de Educação Básica Industrial de Lages, em Lages, Santa Catarina. Este artigo é uma adaptação de um dos capítulos de uma dissertação de Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolvida a partir dos relatos da prática de grafite em Lages.Referências
BARBOSA, Ana Mae (org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2012.
FERREIRA, Sueli (Org). O Ensino das Artes: Construindo Caminhos. Campinas: Papirus, 2001, 224p.
FURTADO, Janaina Rocha. Tribos urbanas: os processos coletivos de criação no graffiti. Psicol. Soc., Abr 2012, vol.24, no.1, p.217-226. ISSN 0102-7182.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
IBGE. Sinopse do Censo Demográfico 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: 2010. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/
index.php?uf=42&dados=0>. Acesso em: 30 mai. 2016.
REIS, Alice Casanova dos et al. Mediação pedagógica: reflexões sobre o olhar estético em contexto de escolarização formal. Psicol. Reflex. Crit., 2004, vol.17, no.1, p.51-60. ISSN 0102-7972.
SAVIANI, D.. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. / 8. ed. Revisada e ampliada – Campinas, SP : Autores Associados, 2003.
SILVA, Rodrigo Lages e. Escutando a adolescência nas grandes cidades através do grafite. Psicol. cienc. prof., Dez 2004, vol.24, no.4, p.2-11. ISSN 1414-9893
TAVARES, Andréa. Ficções urbanas: estratégias para a ocupação das cidades. ARS (São Paulo), 2010, vol.8, no.16, p.21-30. ISSN 1678-5320.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
ZANELLA, Andréa Vieira et al. Movimento de objetivação e subjetivação mediado pela criação artística. Psico-USF (Impr.), Dez 2005, vol.10, no.2, p.191-199. ISSN 1413-8271.
ZANELLA, Andréa Vieira. Atividade, significação e constituição do sujeito: considerações à luz da Psicologia Histórico-Cultural. Psicol. estud., Abr 2004, vol.9, no.1, p.127-135. ISSN 1413-7372.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.