ECO OFICINAS: UMA PROPOSTA PARA A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTADOS NA ESCOLA

Autores

  • Afranio Teodoro Moutinho Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016158

Palavras-chave:

Educação ambiental, oficina pedagógica, arte

Resumo

Nesse artigo apresentaremos um relato de experiência com professores do ensino fundamental atuantes em duas escolas de realidades diferentes, na cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. A proposta fez parte de uma dissertação de mestrado profissional e a ação metodológica teve como foco a capacitação artística dos professores no sentido de viabilizar novas formas de introduzir conceitos ambientais que pudessem ser compartilhados por diferentes disciplinas, por meio de oficinas que consistiram na reutilização de resíduos sólidos normalmente descartados no cotidiano e que pudessem ser transformados em objetos utilitários, didáticos e decorativos. A partir das oficinas, as escolas participantes desenvolveram projetos e cada professora aplicou atividades que se transformaram em exposições abertas às famílias dos alunos e à comunidade.

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Publicado

01-09-2016

Como Citar

MOUTINHO, Afranio Teodoro; RODRIGUES, Denise Celeste Godoy de Andrade. ECO OFICINAS: UMA PROPOSTA PARA A REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DESCARTADOS NA ESCOLA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 158–189, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016158. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/6969. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência