ARTE, EXPERIÊNCIA E MODOS DE ENGAJAMENTO

Autores

  • Daniela Abreu Matos UFMG

Resumo

O objetivo desse artigo é questionar uma associação imediata entre arte e transformação social, reconhecendo a potência transformadora nos modos de engajamento de sujeitos – neste caso, jovens moradores de comunidades periféricas – resultantes de propostas artísticas que apresentam na sua dinâmica interna o valor de uma experiência. Para isso, propomos pensar a condição transformadora do fazer artístico a partir da noção de experiência, na acepção proposta por John Dewey (1980), filósofo vinculado ao pragmatismo norte-americano, a partir da análise dos relatos de jovens integrantes da ONG CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes.

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Biografia do Autor

Daniela Abreu Matos, UFMG

Aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMG/ Bolsista FAPEMIG.

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Publicado

14-03-2012

Como Citar

MATOS, Daniela Abreu. ARTE, EXPERIÊNCIA E MODOS DE ENGAJAMENTO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 31–48, 2012. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2428. Acesso em: 22 dez. 2024.