Estar docente na educação: experiências estéticas formacionais e as múltiplas linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0069

Palavras-chave:

educação, experiências estéticas , infâncias, múltiplas linguagens

Resumo

Este trabalho surge a partir de uma experiência na formação inicial de professores, focando nos processos criativos na educação e se configura como a análise de um processo formativo vivido pelos autores. Surge a problemática: o que a formação estética do(a) professor(a) pedagogo(a) reverbera na prática pedagógica com crianças? Investiga-se como a formação estética do(a) educador(a) pode influenciar na educação com as crianças na perspectiva das diferentes linguagens (OSTETTO, 2017). A justificativa do estudo está na importância de promover uma educação estética e crítica através das imagens, que contribui para a construção de uma visão ampliada do mundo imagético, considerando que todas as formas visuais têm um papel educativo. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa-teórico-exploratória. Os resultados abarcam as possibilidades de ser docente que produz o imaginário simbólico de cada sujeito ao criar, ao inventar, ao artistar e ao professorar a partir das visualidades e as experiências com as infâncias (CUNHA, 2014). Logo, as múltiplas linguagens podem provocar outras formas de aprender a partir da visualidade.

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Biografia do Autor

Mariana Borges Lemes, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga (UFSM); Mestra em Educação (UFSM); Doutoranda em Educação (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Cultura e Educação-FILJEM/UFSM e Itinerância (UFSM). Professora municipal de anos iniciais de Itaara/RS.

Lucas da Silva Martinez, Universidade Federal de Santa Maria

Professor de anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS. Doutor em Educação (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Especialista em Docência no Ensino Superior (Faculdade de Educação São Luís). Pedagogo (UNIPAMPA). Membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq). Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC), Editor-Chefe Adjunto da Editora CLAEC e Editor Assistente do periódico RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade (e-ISSN: 2525-7870). Editor registrado na Câmara Brasileira do Livro (CBL). Tem interesses nos seguintes temas de pesquisa: Infâncias, Juventudes, Ensino Médio, YouTube, Pedagogias Culturais e processos de aprendizagem na cultura digital.

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Publicado

12-05-2025

Como Citar

LEMES, Mariana Borges; MARTINEZ, Lucas da Silva. Estar docente na educação: experiências estéticas formacionais e as múltiplas linguagens. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. e0069, 2025. DOI: 10.5965/198431782012024e0069. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/22909. Acesso em: 21 jun. 2025.