Figuras emergentes entre as artes e a clínica – exercícios iniciais para pensar performances do vivo com a Cia Teatral Ueinzz
DOI:
https://doi.org/10.5965/19843178164202039Palavras-chave:
arte, clínica, performance, cultura, teatro, coletivoResumo
As figuras emergentes aqui apresentadas - marcadas pela loucura, pela deficiência, e outras linhas de risco e desertificação - vêm sendo desenhadas desde a pesquisa de doutorado “Desobramento – constelações clínicas e políticas do comum”, e seguem proliferando-se em número e em potência de diferenciação, no contágio com alguma arte, presente em tentativas da Cia. Teatral Ueinzz. O que se explicita nesses desenhos são existências que performam sua própria vida, atravessadas pelo teatro que esse coletivo propõe produzir, há 22 anos, na cidade de São Paulo. A zona fronteiriça entre as artes e a clínica, presente nessa experiência, faz oscilar ênfases de modo não evidente. Ao afirmar maior visibilidade a tudo o que a inscreve no campo artístico-cultural, e operar com a clínica em dimensões as mais sutis e invisíveis, esse coletivo sustenta uma ética de deslocamentos e embaralhamentos dos códigos hegemônicos que fixam modos de existir, num funcionamento excludente. A exigência de uma clínica que impeça a vigência absoluta da própria clínica na vida dessas figuras é o paradoxo que esse escrito deve problematizar, a partir de imersões no fazer artístico dos viventes desse coletivo.
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Moyens sans fins. (trad. para o francês de Danièle Valin e outros). Paris: Éditions Payot & Rivages, 2002.
______. La comunidad que viene. (trad. para o espanhol de José Luis Villacañas e Cláudio La Roca). 2ed. Valencia – Espanha: Pre-Textos, 2006. [La comunitá che viene. Turim: Giulio Einaudi editore, 1990.]
ARTAUD, A. O suicidado da sociedade (post scriptum) (trad. Silvia Fernandes e Maria Lúcia Pereira). In: ______ Linguagem e Vida (Orgs. J. Guinsburg, Silvia Fernandes e Antonio Mercado Neto). São Paulo: ed. Perspectiva, 1995.
BEZERRA Jr., B. Biopolítica, formas de vida e psicopatologia na atualidade. Conferência proferida no V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/169-noticias/noticias-2015/547104-biopolitica-formas-de-vida-e-psicopatologia-na-atualidade-conferencia-de-benilton-bezerra-da-silva. Acesso em: 29 julho de 2019.
CARVALHAES, A. G. Ueinzz: acontecimento e conexão. Tese. (Doutorado) Pro-
grama de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). São Paulo, 2019.
______, A. G. Os Processos Performáticos da Cia. Teatral Ueinzz In: MEDEIROS, M.B.; MONTEIRO, M.F.M. (orgs). Tempo e Performance. Brasília: UNB, 2007.
[CÍCERO] Retórica a Herênio. (prefácio e tradução de Ana Paula Celestino Faria e Adriana Seabra). São Paulo: Hedra, 2005.
FÉRAL, J. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Eca/USP, São Paulo, n. 08, 2008, p.197-210.
FOUCAULT, M. Nietzsche, a genealogia, a história. In: ______ Microfísica do poder. (Org. e trad. Roberto Machado). 4.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade III - o cuidado de si. (trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque). Rio de Janeiro: Graal, 1985.
GOLDBERG, R. A arte da performance – do futurismo ao presente. (trad. Jefferson Luiz Camargo). Lisboa: Orfeu Negro, 2007.
GUATTARI, F. Desejo e História. In: ______; ROLNIK, S. Micropolítica – cartografias do desejo. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 1996, pp. 197-273.
INFORSATO, E.A. Desobramento – constelações clínicas e políticas do comum. Tese. Programa de Pós Graduação em Educação.(Linha Educação e Filosofia) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo: FEUSP, 2010.
LIMA, E.M.F.A. Por uma arte menor. Revista Interface, v.10, n.20, p.317-29, jul/dez 2006.
PRECIADO, P.B. Género y performance. 3 episodios de un cybermanga feminista queer trans... Zehar: revista de Arteleku-ko aldizkaria, Espanha, n. 54, 2004, pp.20-27.
SIMONDON, G. A gênese do indivíduo.(trad. Ivana Bentes). In. COSTA, Rogério; PELBART, Peter Pál (orgs.). Cadernos de Subjetividade - o reencantamento do Concreto. São Paulo: EDUC, 2003.
TIQQUN. Theorie du Bloom. Revista Tiqqun 1, Paris, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Erika Alvarez Inforsato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.