Exploração táctil da Belgrado urbana – unindo olhares femininos através do projecto wa(o)ndering women

Autores

  • Maja Maksimovic University of Belgrade image/svg+xml
  • Jelena Joksimović University of Belgrade image/svg+xml
  • Mirjana Utvić Research Centre Škograd

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781642020216

Palavras-chave:

wandering, learning, women, public space

Resumo

Este estudo procura descobrir elementos da aprendizagem, praticando o direito à cidade através da incorporação e re-articulação da identidade da flâneuse. Nesta investigação urbana exploraremos perspectivas que emergem da cidade, a forma como estas estão conectadas com lugares específicos da cidade e a maneira como formam o nosso devir tendo em mente uma divisão da vida urbana de acordo com o género. Para o fazer envolver-nos-emos em deambulações reflexivas e performativas na cidade. Uma aprendizagem que se desvenda nesta acção são os processos corpóreos e sensoriais de ler as camadas dos espaços públicos na cidade. Uma vez que a deambulação implica um desvio das ruas principais, o processo de aprendizagem torna-se marcado pela imprevisibilidade e pelo serpentear. Não segue espaços conhecidos conducentes a resultados de aprendizagem específicos, mas implica uma viagem através do desconhecido e do inapropriado. Nos interessa descrever uma aprendizagem que se desenvolve através de ruas secundárias de Belgrado através do mapeamento das experiências das três autoras. A investigação também envolve reminiscências das deambulações de mulheres em Belgrado que pretendemos recriar e documentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARAD, Karen.​​Posthumanist performativity: Toward an understanding of how matter comesto matter.​ Signs: Journal of women in culture and society. ​v. 28, n. 3, 801-831, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Desert spectacular. In: TESTER, K. ​The Flaneur (RLE Social Theory).Routledge, 2014. p. 138-157.

BAUDELAIRE, ​Charles​. ​The Painter of Modern Life and Other Essays​. Phaidon Arts andLetters, 1995.

BOUTIN, ​Aimée​. Rethinking the Flâneur: Flânerie and the Senses. ​Dix- Neuf​. v. 16, n. 2,124-132, 2012.

CARERI, ​Francesco​. ​Walkscapes: ​walking as an aesthetic practice​. ​Culicidae ArchitecturalPress. Kindle Edition, 2017

DE CERTEAU, ​Michel​. ​The practice of everyday life​. Berkeley: University of CaliforniaPress, 1984.

DE VISSCHER, ​Sven​. Mapping children’s presence in the neighbourhood. In: BIESTA, G.;DE BIE, M; WILDEMEERSCH, D.; ​Civic learning, democratic citizenship and the publicsphere. ​Springer, 2014, p. 73-89.

ELIÁŠOVÁ, ​Věra​. ​Women in the city: ​female flânerie and the modern urban ​imagination.PhD Thesis. Rutgers University-Graduate School-New Brunswick, 2009.

ELLSWORTH, Elizabeth. ​Places of learning: ​Media, architecture, pedagogy. New York andLondon: Routledge, 2005.

FERGUSON, ​Priscilla Parkhurst​. The flâneur on and off the streets of Paris. In: TESTER, K.The Flaneur​ (RLE Social Theory). Routledge, 2014. p. 22-42.

FRISBY, David. ​Fragments of Modernity ​- Theories of Modernity in the Work of SimmelKracauer and Benjamin. Cambridge and Oxford: Polity Press and Basil Blackwell, 1985.

LANDON, Paul. ​Writing around a practice: ​walking around the city​.​ Retrieved from:https://gupea.ub.gu.se/bitstream/2077/24666/1/gupea_2077_24666_1.pdf, ​2010​.

MANNING, Erin. ​Politics of touch: ​Sense, movement, sovereignty. Minneapolis & London:University of Minnesota Press, 2007.

PATERSON, Mark. Haptic geographies: ethnography, haptic knowledges and sensuousdispositions. ​Progress in human geography.​ v. 33, n. 6, p. 766-788, 2009​.

POPOVIĆ, K.; MAKSIMOVIĆ, M.; JOVANOVIĆ, A.; JOKSIMOVIĆ, J. New learning sites inlearning cities – public pedagogy and civic education. ​Andragoška spoznanja/Studies inAdult Education and Learning​. v. 26, n. 1, 2020, 33-51.

POPOVIĆ, K.; MAKSIMOVIĆ, M.; JOVANOVIĆ, A. Towards new learning environments—Collective civic actions as learning interventions in post-Communist Belgrade. ​EuropeanJournal of Education​. ​v. 53, n. 3, 365-376, 2018.

RIZK, J.; BIRIOUKOV, A. Following the Flâneur: The Methodological Possibilities andApplications of Flânerie in New Urban Spaces. ​The Qualitative Report​. v. 221, n. 2,3268-3285, 2017.

STOLLER, Paul. ​Sensuous scholarship​. Philadelphia: University of Pennsylvania Press,2010.

TESTER, Keith. ​The Flaneur (RLE Social Theory)​. Routledge, 2014.VALENTINE, Gill. Women's fear and the design of public space. ​Built environment.​ v.16, n.4, 288-303, 1990.

WOLFF, J. The invisible flâneuse. Women and the literature of modernity. ​Theory, Culture& Society​. v. 2, n. 3, 37-46, 1985.

Downloads

Publicado

01-10-2020

Como Citar

MAKSIMOVIC, Maja; JOKSIMOVIĆ, Jelena; UTVIĆ, Mirjana. Exploração táctil da Belgrado urbana – unindo olhares femininos através do projecto wa(o)ndering women. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 216–241, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18001. Acesso em: 20 nov. 2024.