Inclusão artística e cultural em contexto de saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020125Palavras-chave:
Arte, Atendimento, Inclusão, Psicossocial.Resumo
O presente artigo discorre sobre a participação de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) no universo da arte. Nesse estudo é adotada a pesquisa-ação, tendo em vista o contexto de privação que essas pessoas por ventura tenham passado. Essa opção metodológica tem como foco o aprimoramento da prática e da investigação, isto porque permite a observação sobre o processo de interação que envolve os participantes das ações. Assim, presume-se que a inclusão de novos elementos da arte e suas práticas artísticas contribui para o estabelecimento de um lugar social para além dos aspectos da saúde mental e seus atravessamentos. O uso de linhas na perspectiva da subtração, por exemplo, proporciona leveza no traço e pouco desejo na busca de um desenho idealizado – fato que colabora para a ampliação do repertório cultural das pessoas atendidas. Desse modo, elas podem encontrar em seu próprio desenho um efeito estético particular. E, consequentemente, ao inserir um campo novo de valores estéticos na ótica do grupo é proporcionado um deslocamento do olhar para o que havia sido “canonizado” como arte, cumprindo, então, com o objetivo da pesquisa.
Downloads
Referências
AFONSO, A. J. Os lugares da educação. In: SIMSON, O. R. M. von; PARK, M. B. In: FERNANDES, R. S. (org.). Educação não-formal: cenários da criação. Campinas: UNICAMP/Centro de Memória, 2001.
ARCHER, M. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fonte, 2001.
DUBUFFET, Jean. L’homme du commun à l’ouvrage. Paris: Gallimard, 1999.
GOHN, Maria da G. Os sem terra, ONGs e cidadania. 2ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOHN, Maria da Glória. Educação não formal no campo das artes. São Paulo: Cortez, 2015.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS. Dicionário de semiótica. São Paulo: Cultrix, 1979.
HIDALGO, L. Arthur Bispo do Rosário: o senhor do labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
IAVELBERG, Rosa. O ensino de arte na educação brasileira. In: Revista USP, São Paulo: Superintendência de Comunicação Social da USP, no. 100, p. 47-56, 2014.
IAVELBERG, Rosa e BIELA, Alexandra do Amaral Silva e. Museu de arte e acesso à cultura: a quem é garantido o direito de efabular? In: Convenit Internacional, São Paulo, Porto: Cemoroc-Feusp / IJI - Univ. do Porto, no. 33, p. 43-54, mai.-ago., 2020.
KOTHE, Flávio. A não-circularidade do círculo de Bakhtin. In: Tempo brasileiro. Rio de Janeiro, no. 51, p. 17-33, out.-dez.,1977.
PASSETI, D. A atualidade em Dubuffet: cultura asfixiante. In: VERVE, n. 16, p. 150-165, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Arte & cultura. Equívocos do elitismo. São Paulo: Cortez, 1982.
SANTOS, M. A natureza do espaço. 4ª. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
SENGE, P. The fifth discipline: the art and practice of the learning organization. Nova York: Doubleday-Currency, 1990.
SILVEIRA, N. O mundo das imagens. São Paulo: Ática, 1992.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. In, Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, no. 03, p. 443-446, set./dez., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI] ou do Grupo de Pesquisa Educação, Artes e Inclusão (GPEAI).
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Copyright Statement
The Educação, Artes e Inclusão is a journal that follows the Free Access Policy. The articles published by the journal are free of charge, intended for educational and non-commercial applications. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the Educação, Artes e Inclusão Journal or the Educação, Artes e Inclusão Research Group.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
(A) Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(B) Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
(C) This journal provides public access to all of its content, as this allows for greater visibility and scope of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project.
This journal is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License. This license allows others to remix, adapt and create from your work for non-commercial purposes, and although new work must give you due credit and cannot be used for business purposes, users do not have to license such derivative works under the same terms.
Declaración de Derecho de Autor
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
(A) Autores mantiene los derechos de autor y concede a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
(B) Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
(C) Esta revista proporciona acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicadas. Para obtener más información acerca de este enfoque, visite el Public Knowledge Project.