O processo de construção da acessibilidade atitudinal em cursos da área de saúde de uma universidade comunitária: contribuições da Psicologia Escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178182022e0025

Palavras-chave:

Psicologia Escolar, Educação Inclusiva, Acessibilidade Atitudinal

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender de que maneira os cursos da área da saúde de uma universidade comunitária do interior do Rio Grande do Sul vêm construindo e incorporando à formação dos estudantes a discussão sobre a acessibilidade atitudinal. Para isto, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas sobre o tema com coordenadores da área da saúde de uma Universidade Comunitária. As entrevistas, gravadas e transcritas com o consentimento dos participantes, foram examinadas a partir da Análise Temática de Conteúdo. Desta análise, resultaram três categorias: 1) Concepções sobre inclusão e acessibilidade atitudinal no ensino superior; 2) As estratégias dos cursos na construção da acessibilidade atitudinal; e 3) Desafios e perspectivas para a construção de uma cultura da acessibilidade dentro da universidade. A partir deste estudo, os coordenadores tiveram a oportunidade de repensar algumas práticas e/ou incorporar estratégias que até antes não haviam pensado.

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Biografia do Autor

Moises Romanini, Federal University of Rio Grande do Sul

Doutor em Psicologia Social e Institucional. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Milena Maceda, University of Santa Cruz do Sul

Graduação em Psicologia (UNISC).

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Publicado

12-04-2022

Como Citar

ROMANINI, Moises; MACEDA, Milena. O processo de construção da acessibilidade atitudinal em cursos da área de saúde de uma universidade comunitária: contribuições da Psicologia Escolar. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 18, p. e0025, 2022. DOI: 10.5965/19843178182022e0025. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/16513. Acesso em: 3 nov. 2024.