Combinações elementares: potencialidades de um jogo didático no ensino fundamental e para a dislexia
DOI:
https://doi.org/10.5965/198431781632020343Palavras-chave:
Jogo didático, Dislexia, Ensino de Química, Inclusão,Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar os limites e possibilidades de um jogo didático de Química na aula de Ciências e no processo de inclusão de um aluno do Ensino Fundamental com dislexia de uma escola estadual. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo participante. Os dados foram constituídos seguindo os aportes da observação participante, registrando em notas de campo a dinâmica da sala de aula de Ciências, a situação escolar do aluno, seu comportamento em sala, sua interação com colegas e com a professora, e a relação da escola com a inclusão; e entrevista semiestruturada com a professora de Ciências. O jogo foi desenvolvido no decorrer da pesquisa, de acordo com a realidade da turma, seguindo o conteúdo programático e as particularidades da dislexia, sendo aplicado ao final das observações. O aumento do interesse pelos assuntos, o engajamento dos estudantes, além do estímulo à maior relação entre professor e aluno foram resultados encontrados, destacando a potencialidade de um recurso didático imagético e lúdico. Pelas características do material elaborado, nota-se a contribuição para a inclusão dos estudantes, por meio da ludicidade, e as potencialidades da imagem para o trabalho com a dislexia.Downloads
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