“Artesanatos” midiáticos: estudo de artes visuais difusas em TV e redes midiáticas
Palavras-chave:
Artes Visuais, Metodologias de Arte, Artesanatos, Ensino,Resumo
O conceito de arte visual é muito amplo, o qual envolve diversas linguagens como: pintura, fotografia, cinema, escultura, etc. Entre as múltiplas formas e frentes das artes visuais estaria o artesanato, vigorando em meio às artes manuais e das artes populares. Neste trabalho buscamos analisar a abordagem implícita das artes visuais e suas metodologias de ensino utilizadas na confecção de objetos decorativos e/ou utensílios domiciliares que são apresentados em programas televisivos e redes midiáticas. A fim de compreender quais são as motivações e influências das artes visuais no cotidiano dos telespectadores é que questionamos: Existiria ênfase de fato nas artes visuais nos ditos “artesanatos midiáticos”? Objetiva-se então compreender em que medida a arte visual pode estar implícita na confecção de objetos e serviços, contribuindo na melhoria da qualidade de vida daqueles que desenvolvem tais práticas “artesanais”. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a observação empírica em campo, a identificação e o registro de conteúdos de programas televisivos e em redes midiáticas, e então, efetivamos a discussão de seus conteúdos como será provado ao final.
Downloads
Referências
AMARAL, V. L. A Inteligência (2007). Disponível em: <http://www.ead.uepb.edu.br/ arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-20Material/Psicologia_educa- cao/Psi_Ed_A02_J_GR_20112007.pdf> Acesso em: 10 Nov. 2016.
ANDRADE, M. de. O Artista e o Artesão (1938). Disponível em: <https://www.eba.ufmg.br/alunos/kurtnavigator/arteartesanato/filos-03-artesao.html.> Acesso em: 14 out. 2016.
BARROS, A. Arte: Um tecido de Luz. In: BARROS, A.; SANTAELLA, L. (Orgs.) Mídias e Artes – Os desafios da arte no início do Século XXI. São Paulo: Unimarco Editora, 2002. p. 33-57.
BARROSO NETO, E. O que é Artesanato - Curso Artesanato - módulo 1 (2001). Disponível em: <http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_docman&task=doc_ download&Itemid=99999999&gid=601> Acesso em: 03 jun. 2016.
BENJAMIM, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: _________________. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre literatura e história da cultura. [trad. Sérgio Paulo Rouanet, pref. Jeanne Marie Gagnebin]. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. V.1. p. 165-196.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental - MEC/SEF, 1997.
_________________. Lei n. 13.180, promulgada em 22 de outubro de 2015. Dispõe sobre a profissão de artesão e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13180.htm> Acesso em: 13 dez. 2016.
_________________. Lei n. 13.278, promulgada em 03 de maio de 2016. Altera o § 6º do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Altera o § 6º do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Disponível em: Acesso em 18 dez. 2016.
BUENO, L. E. B. Linguagem das Artes Visuais. 1 ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.
CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. 3ª ed. [trad. Efrhaim Ferreira Alves] Petrópolis-RJ: 1998. p. 39.
COLI, J. O que é Arte. 15 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Coleção Primeiros Passos).
CONDO, T.; MARTINS, C. A.; SCARPIONI, M. Recursos Audiovisuais Aplicados na Formação de Professores de Ciências. In: 50ª Reunião Anual SPBC Ciência, Educação e Investimento, 1998, Anais..., Natal-RN, UFRN/SBPC, 1998, p. 648.
ENGELMANN, A. A. Filosofia de Arte. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 38-65.
FERRAZ, M. H. C. de T.; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Cortez, 1993. (Coleção Magistério 2º Grau – série formação do Professor).
GARCIA JÚNIOR, J. A. Apostila de Artes Visuais. Disponível em: Acesso em: 27 dez. 2016.
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente (2011). Disponível em: <https://lelivros.top/book/baixar-livro-inteligen cia-emocional-daniel-goleman-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/> Acesso em: 10 dez.2016.
KUNZLER, N. A. A arte visual no mundo contemporâneo (2010). Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/2133/1295> Acesso em: 10 out. 2016.
LAKOMY, A. M. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 55-62.
LIMA, R. G. Artesanato e arte popular: duas faces de uma mesma moeda? (2011) Disponível em: <http://www.cnfcp.gov.br/pdf/Artesanato/Artesanato_e_Arte_Pop/
CNFCP_Artesanato_Arte_Popular_Gomes_Lima.pdf.>Acesso em: 02 out. 2016.
MACHADO, A. Arte e Mídia. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
[MDIC] MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR. Portaria n. 29, de 5 de Outubro de 2010. Preconiza a base conceitual do artesanato brasileiro, na forma do Anexo, para padronizar e estabelecer os parâmetros de atuação do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB em todo o território nacional. Disponível em: <http://www.smpe.gov.br/documentos/portaria-no-29-glossario_01.pdf> Acesso em: 01 nov. 2016.
________________. Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras 2016. Disponível em: <http://www.investexportbrasil.gov.br/sites/default/files/publicacoes/ publicacoes/CalendarioFeiras2016_P.pdf> Acesso em: 05 dez. 2016.
RODRIGUES, C. G. Arte e Mídia. Disponível em: <http://www.sfbbrasil.org/ midia_o_que_e.htm> Acesso em: 20 set. 2016.
SANTAELLA, L. A arte contemporânea e seus enigmas. Disponível em: <https://art.medialab.ufg.br/up/779/o/lucia_santaella.pdf> Acesso em: 03 jan. 2019.
SCARPIONI, M. Experimentoteca: Uma Estratégia para a Formação de Professores de Química - Estudo de sua Aplicabilidade e Sistematização de Materiais Produzidos. 2001. 78 p. Monografia (Bacharelado em Química). Centro Universitário Fundação Santo André, Santo André – SP, 2001.
________________. Artigos religiosos nos pentecostalismos: Estudo das relações dos bens simbólicos na geração de economia local em Rio Grande da Serra, periferia urbana no
Grande ABC. Luminária. Curitiba, v.18, p.41 - 58, 2016.
[SEBRAE] SERVIÇO BRASILEIRO APOIO A MICRO E PEQUENA EMPRESA. Termo de Referência - Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. Brasília: SEBRAE, 2010.
________________. Pesquisa – O Artesão Brasileiro (2013a). Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/ e91d1404887c8d41edfcb441d54bf6de/$File/5131.pdf> Acesso em: 13 nov. 2016.
________________. Pesquisa com Comerciantes de Artesanato (2013b). Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_ CHRO NUS/bds/bds.nsf/5fa14f75994c971bb24c07f89b93df84/$File/5141.pdf> Acesso em: 13 nov. 2016.
________________. Como montar uma loja de artesanatos (2014). Disponível em: Acesso em: 25 out. 2016
________________. Artesanato de todo o país atrai quase 10 mil visitantes em apenas dois dias (2016). Disponível em: <http://feiradeartesanato.sebraesp. com.br/noticia/artesanato-de-todo-o-pais-atrai-quase-10-mil-visitantes-em-apenas-do is-dias> Acesso em: 25 out. 2016.
SMOLE, K.C.S. Múltiplas Inteligências na Prática Escolar. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 1999. (Cadernos da TV Escola).
[SUTACO] SUPERINTENDÊNCIA DO TRABALHO ARTESANAL NAS COMUNIDADES. Dicas – O que é Artesanato. Disponível em: Acesso em: 27 ago. 2016.
___________________. Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Superintend%C3%A Ancia_do_Trabalho_Artesanal_nas _Comunidades> Acesso em: 27 mai. 2018.
ZAGONEL, B. A Arte na Educação Escolar. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.