A relação surdo-ouvinte e seu impacto na inclusão de estudantes surdos: um estudo a partir da percepção dos intérpretes de LIBRAS

Autores

  • Claudio Nei Nascimento da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília image/svg+xml
  • Karla Viviane Veloso Gomes

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Língua Brasileira de Sinais, Relação surdo-ouvinte, Educação, Inclusão.

Resumo

A inclusão de pessoas surdas na sociedade requer considerar a relação que estas pessoas estabelecem com o mundo oralizado. Requer, também, compreender a relação interpessoal surdo-ouvinte, tendo em vista que a inclusão não é um processo que se dá isoladamente na sociedade. Esta pesquisa teve o objetivo de identificar a percepção dos intérpretes da Língua Brasileira da Sinais (LIBRAS) acerca do impacto da relação surdo-ouvinte no processo de inclusão do estudante surdo. Apoiada na abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumento a entrevista semiestruturada e teve como público-alvo os intérpretes de Libras do Instituto Federal de Brasília (IFB). Os dados foram categorizados com a utilização de um programa de apoio à análise qualitativa e foram estruturados de acordo com as questões de pesquisa. Ficou evidenciada a importância da Libras na interação surdo-ouvinte e sua proeminência como instrumento a serviço da inclusão do aluno surdo e da consolidação de seus direitos no espaço escolar e também na sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Pedagogo, Mestre em Educação, Doutor em Ciência da Informação

Karla Viviane Veloso Gomes

Estudante do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol - IFB

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Publicado

01-07-2018

Como Citar

SILVA, Claudio Nei Nascimento da; GOMES, Karla Viviane Veloso. A relação surdo-ouvinte e seu impacto na inclusão de estudantes surdos: um estudo a partir da percepção dos intérpretes de LIBRAS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 60–81, 2018. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/11535. Acesso em: 23 dez. 2024.