O ensino da música e uma jovem com Síndrome de Down: resultados de um projeto de investigação-ação
Palavras-chave:
Síndrome de Down, Ritmo, Música, Batimentos Corporais, Instrumento Musical.Resumo
O presente artigo resulta de um projeto de investigação levado a cabo numa Escola de Música em Portugal, e incidiu numa jovem com Síndrome de Down/Trissomia 21. Este trabalho partiu da seguinte questão: a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação produz efeitos nos resultados de aprendizagem na Educação Musical? Neste sentido, formularam-se duas hipóteses: (i) a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação não produz efeitos nos resultados de aprendizagem ao nível da Educação Musical; (ii) a utilização de uma estratégia de ensino com recurso à imitação produz efeitos nos resultados de aprendizagem ao nível da Educação Musical. A opção metodológica para desenvolver esta pesquisa, situou-se na estratégia de Investigação-Ação com relevo para Estudo de Caso hipotético-dedutivo, com objetivo exploratório, de natureza qualitativa; os instrumentos de recolha de dados foram os seguintes: observação participante e registo vídeo. Após a intervenção, os resultados apontam para a confirmação da segunda hipótese. De facto, concluiu-se que as estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas recorrendo à imitação produziram resultados positivos, tanto ao nível de batimentos corporais, como ao nível do instrumento musical, sendo a aluna capaz de interpretar com sucesso os padrões rítmicos propostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 José Alberto Silva Rocha, Estrela da Conceição Nogueira Paulo, António José Pacheco Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Educação Artes e Inclusão é um periódico que segue a Política de Acesso Livre. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação, Artes e Inclusão [REAI].
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project.
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.