O drama como recurso educativo em John Dewey: Imagine!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671022024218

Palavras-chave:

John Dewey, pensamento reflexivo, drama, imaginação, experimento de pensamento

Resumo

Este artigo propõe a utilização do drama como recurso educativo, considerando o seu potencial para despertar entusiasmo, transmitir ideias, princípios e valores, de modo a estimular nos estudantes a crença em seu poder pessoal. O texto caracteriza a noção de drama com base nas concepções filosóficas e educacionais de John Dewey, com ênfase nos conceitos de experiência estética e imaginação oriundos das obras Democracia e educação, Como pensamos e Arte como experiência. Com o propósito de estimular os professores a utilizarem o drama, o artigo apresenta um experimento de pensamento baseado na noção deweyana de pensamento reflexivo. Trata-se da simulação de uma aula em que o professor propõe aos alunos uma situação problemática: como fazer uma viagem utilizando meios de transporte inusitados. A conclusão remete aos conceitos abordados no artigo e ao uso do experimento de pensamento como contribuições para o desenvolvimento da sensibilidade estética.

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Biografia do Autor

Tatiane Silva, Secretaria de Educação

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação. Secretaria da Educação, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP.

 

Isabela Martins Cazula, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Marcus Vinicius da Cunha, Universidade de São Paulo

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2024-10-02

Como Citar

SILVA, Tatiane; CAZULA, Isabela Martins; CUNHA, Marcus Vinicius da. O drama como recurso educativo em John Dewey: Imagine!. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 218–229, 2024. DOI: 10.5965/244712671022024218. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/26063. Acesso em: 31 out. 2024.