La clase de estudio como experiencias de enseñanza y aprendizaje en el Grupo de Estudio de Pintura de la Apotheke
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267812022146Palabras clave:
Enseñanza y aprendizaje, clase de atelier, arte y educación artística, experiencia estéticaResumen
El texto pretende explicar sobre las experiencias de enseñanza y aprendizaje del Grupo de Estudio Apotheke Painting Studio en el ámbito del Arte y la Educación Artística en el espacio del estudio de pintura. Se entiende como eje principal de esta propuesta, la filosofía del Arte como experiencia, basada en John Dewey (2010) y las prácticas desarrolladas en las clases de estudio como espacio-tiempo del ejercicio de la experiencia estética.
Descargas
Citas
DEWEY, John. Arte Como Experiência. Trad. Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. 4 ed. – São Paulo: Fapesp/Annablume, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. 2 ed. – São Paulo: Horizonte, 2006.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Marta Facco, Fábio Wosniak
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.