SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS OU ARTE COMO EXPERIÊNCIA

Autores

  • Fábio Wosniak UDESC
  • Jociele Lampert UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267322017076

Palavras-chave:

arte como experiência , ensino/aprendizagem em artes visuais , arte , arte educação

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões acerca dos conceitos de Arte como Experiência e os processos de ensino/aprendizagem em Artes Visuais, tangenciando os campos da Arte, Arte Educação e ensino de pintura,tendo como eixo a abordagem metodológica que vem sendo pesquisada no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke e nas aulas de Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Wosniak, UDESC

Doutorando em Artes Visuais - PPGAV/UDESC; Mestre em Artes Visuais - PPGAV/UDESC; Pedagogo S.E./2012 FAED/UDESC; Psicanalista; Vice-Coordenador da Rede de Educadores de Museus de Santa Catarina - REM/SC (Gestão 2013-2015), membro/pesquisador do Grupo de Pesquisa Entre Paisagem (UDESC/CNPQ) e do Grupo Arte na Pedagogia (Makenzie/SP), integrante do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC).

http://lattes.cnpq.br/6525393533253057

Jociele Lampert, UDESC

Desenvolveu pesquisa como professora visitante no Teachers College na Columbia University na cidade de New York como Bolsista Fulbright (2013), onde realizou estudo intitulado: ARTIST'S DIARY AND PROFESSOR'S DIARY: ROAMINGS ABOUT PAINTING EDUCATION. Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2009); Mestre em Educação pela UFSM (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Graduação em Desenho e Plástica Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Professora Adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Coordenadora de Pós-Graduação em Artes Visuais Mestrado e Doutorado PPGAV/CEART/UDESC.

http://lattes.cnpq.br/7149902931231225

Referências

AMARAL, Maria Nazaré de C. Pacheco. Dewey: Filosofia e experiência Democrática. São Paulo: Perspectiva, 2007.

BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o Ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DEWEY, John. A Escola e a Sociedade a Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’água, 2002.

DEWEY, John. Vida e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1971.

DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2012.

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

WESTBROOK, Robert B. TEIXEIRA, Anísio. John Dewey (trad. e org. José Eustáquio Romão,Verone Lane Rodrigues). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2010. Coleção Educadores (MEC). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4677.pdf

Downloads

Publicado

2017-07-10

Como Citar

WOSNIAK, F.; LAMPERT, J. SOBRE O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS OU ARTE COMO EXPERIÊNCIA. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 3, n. 2, 2017. DOI: 10.5965/24471267322017076. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/10088. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Seção temática