The studio class as a teaching and learning experience in the Apotheke Painting Studio Study Group
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267812022146Keywords:
studio class, Art and Art Education, aesthetic experience, teaching and learningAbstract
The text seeks to explain the teaching and learning experiences of the Apotheke Painting Studio Study Group in the field of Art Education amidst the space of the painting studio. It is understood as the main of this proposal, the philosophy of Art as experience, based on John Dewey (2010) and the practices developed in studio classes as a space-time of the exercise of aesthetic experience.
Downloads
References
DEWEY, John. Arte Como Experiência. Trad. Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. 4 ed. – São Paulo: Fapesp/Annablume, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. 2 ed. – São Paulo: Horizonte, 2006.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Marta Facco, Fábio Wosniak
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.