Histórias em quadrinhos na formação inicial em artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267922023169Palavras-chave:
formação inicial em artes visuais, história em quadrinhos, arte contemporâneaResumo
O presente trabalho intitulado "Histórias em Quadrinhos na Formação Inicial em Artes Visuais" explora a integração das histórias em quadrinhos no processo de formação inicial de professores/as de Artes Visuais. A pesquisa abrange a referencialidade em artistas contemporâneos e quadrinistas, destacando como suas contribuições potencializam a prática pedagógica. Utilizando a abordagem triangular como metodologia, o estudo se concentra na análise da imagem, contextualização e prática artística. A formação inicial em Artes Visuais é o alicerce central, pois o trabalho visa aprofundar a compreensão de como as histórias em quadrinhos podem ser efetivamente integradas no ensino, proporcionando aos futuros professores/as um meio versátil para promover a expressão criativa e a análise crítica.
Downloads
Referências
BARBOSA; Ana Mae. Arte Educação e Cultura. São Paulo: Cortez, 2012.
BARBOSA; Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.
BEST; David. A racionalidade do sentimento: o papel das artes na educação. Portugal: Porto Codex, 1996.
GOLDBERG; Luciane Germano. Autobiografismo: Desenho infantil e biografização. Curitiba: Editora CRV, 2021.
LEOTE; Rosangela. ArteCiênciaArte: São Paulo:Unesp, 2015.
MENDONÇA; João Marcos. O ensino da arte e a produção de histórias em quadrinhos no ensino fundamental. Tese (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 137. 2006.
POWERPAOLA. Todas as bicicletas que eu tive. Tradução: Nicolás Llano Linares. Lote 45, 2022.
REVIATI; Davide. Cuspa três vezes. Tradução: Rogério Campos. São Paulo: Veneta, 2022.
TAVARES; Fabio. Histórias em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais. 3, ed. Paraíba: Marca de Fantasia. 2021.
TOMINE; Adrian. A solidão de um quadrinho sem fim. Tradução: Érico Assis. São Paulo: Nemo, 2020.
VILAS BOAS; Sergio. Biografias & biógrafos: jornalismo sobre personagens. Summus Editorial, 1990.
VERGUEIRO; Waldomiro; RAMOS, Paulo (org). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabio Wosniak; Adriano Duarte Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.