Histórias em quadrinhos na formação inicial em artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023169

Palavras-chave:

formação inicial em artes visuais, história em quadrinhos, arte contemporânea

Resumo

O presente trabalho intitulado "Histórias em Quadrinhos na Formação Inicial em Artes Visuais" explora a integração das histórias em quadrinhos no processo de formação inicial de professores/as de Artes Visuais. A pesquisa abrange a referencialidade em artistas contemporâneos e quadrinistas, destacando como suas contribuições potencializam a prática pedagógica. Utilizando a abordagem triangular como metodologia, o estudo se concentra na análise da imagem, contextualização e prática artística. A formação inicial em Artes Visuais é o alicerce central, pois o trabalho visa aprofundar a compreensão de como as histórias em quadrinhos podem ser efetivamente integradas no ensino, proporcionando aos futuros professores/as um meio versátil para promover a expressão criativa e a análise crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Duarte Cardoso, Federal University of Amapá

 Licenciado em Artes Visuais - Unifap.

 

 

 

Referências

BARBOSA; Ana Mae. Arte Educação e Cultura. São Paulo: Cortez, 2012.

BARBOSA; Ana Mae. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

BEST; David. A racionalidade do sentimento: o papel das artes na educação. Portugal: Porto Codex, 1996.

GOLDBERG; Luciane Germano. Autobiografismo: Desenho infantil e biografização. Curitiba: Editora CRV, 2021.

LEOTE; Rosangela. ArteCiênciaArte: São Paulo:Unesp, 2015.

MENDONÇA; João Marcos. O ensino da arte e a produção de histórias em quadrinhos no ensino fundamental. Tese (Mestrado em Educação)- Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 137. 2006.

POWERPAOLA. Todas as bicicletas que eu tive. Tradução: Nicolás Llano Linares. Lote 45, 2022.

REVIATI; Davide. Cuspa três vezes. Tradução: Rogério Campos. São Paulo: Veneta, 2022.

TAVARES; Fabio. Histórias em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais. 3, ed. Paraíba: Marca de Fantasia. 2021.

TOMINE; Adrian. A solidão de um quadrinho sem fim. Tradução: Érico Assis. São Paulo: Nemo, 2020.

VILAS BOAS; Sergio. Biografias & biógrafos: jornalismo sobre personagens. Summus Editorial, 1990.

VERGUEIRO; Waldomiro; RAMOS, Paulo (org). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

CARDOSO, Adriano Duarte; WOSNIAK, Fabio. Histórias em quadrinhos na formação inicial em artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 169–182, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023169. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24294. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Iniciação Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>