Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de Mimosa flocculosa de diferentes colorações submetidas a tratamentos pré-germinativos
Palavras-chave:
Bracatinga-de-Campo-Mourão, Germinação, Dormência, Qualidade fisiológica.Resumo
Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência de tratamentos pré-germinativos na germinação de sementes claras e escuras de Mimosa flocculosa colhidas em anos diferentes (Lotes 1 e 2). O trabalho foi separado em duas etapas: na primeira, as sementes dos dois lotes (sem separação por cor) foram submetidas a tratamentos para superação da dormência (imersão em água fria por 24 horas, imersão em água quente (98°C) por 18 horas, imersão em ácido sulfúrico concentrado por um minuto e por três minutos e sementes intactas (testemunha). E na segunda etapa, as sementes dos dois lotes foram separadas visualmente em duas classes de coloração: sementes claras e sementes escuras, e submetidas ao melhor tratamento de superação de dormência da primeira etapa. Nas duas etapas, as sementes foram desinfestadas com hipoclorito de sódio a 2% por três minutos e semeadas em caixas tipo gerbox sobre papel e colocadas em câmaras de germinação com luz constante, a 25°C. Foram avaliadas a porcentagem e a velocidade de germinação. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições de 25 sementes para cada tratamento, e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). A imersão das sementes em ácido sulfúrico por um minuto proporcionou maiores porcentagens e velocidade de germinação para os Lotes 1 e 2. Já para o Lote 2, além desse tratamento, as maiores porcentagens e velocidade de germinação foram obtidas com a imersão em ácido sulfúrico por três minutos. Na segunda etapa, as sementes escuras com imersão em ácido sulfúrico apresentaram maiores porcentagens de germinação 36% e 59%, nos Lotes 1 e 2, respectivamente. Conclui-se que a imersão de sementes em ácido sulfúrico por um minuto e a seleção de sementes escuras são métodos eficientes na promoção da germinação de sementes de Mimosa flocculosa.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista estão de acordo com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista os direitos autorais da primeira publicação, de acordo com a Creative Commons Attribution Licence. Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
b) Autores têm autoridade para assumir contratos adicionais com o conteúdo do manuscrito.
c) Os autores podem fornecer e distribuir o manuscrito publicado por esta revista.