AVALIAÇÃO ATITUDINAL INTERATIVA NO ENSINO DO JUDÔ: UM RELATO DE INTERVENÇÃO EM VALORES PARA BOA CONVIVÊNCIA

LEOPOLDO KATSUKI HIRAMA, CÁSSIA DOS SANTOS JOAQUIM, JOSÉ ARLEN BELTRÃO DE MATOS, PAULO CESAR MONTAGNER

Resumo


A contemporaneidade é marcada por uma crise de valores que influencia todos os setores da vida, inclusive o esporte e os ambientes de seu ensino. Valores como instantaneidade, superficialidade, busca por prazeres imediatos estão afastando os jovens de projetos de ensino de esportes com perspectiva de médio e longo prazo, fato que justifica a necessidade de estudos em propostas de intervenção que objetivem o engajamento de crianças e jovens nas turmas de aprendizado de qualquer modalidade esportiva. Este estudo discute as repercussões de um instrumento de avaliação aplicado em um projeto de extensão que oferece o ensino de judô a uma comunidade rural do município de Amargosa, Bahia. Este instrumento estimula a auto avaliação com ênfase atitudinal e foi aplicado diariamente com cada aluno durante quatro meses. Como metodologia de pesquisa foram aplicados questionários com os professores e monitores e realizadas rodas de conversa com as turmas que permitiram destacar que houveram mudanças no comportamento dos alunos decorrente desta avaliação. Conclui-se ainda que ofertar a experiência de implantação, desenvolvimento e avaliação desta ferramenta para discentes graduandos de educação física contribuiu para suas formações docentes, visto a dificuldade de se confrontar com oportunidades reais desta natureza nas demais dimensões acadêmicas. Desta forma, a intervenção exercitou a indissolubilidade ensino/pesquisa/extensão, ao oferecer experiências à comunidade ao mesmo tempo que confrontou os discentes a refletirem sobre a adequação dos aspectos teóricos da área, assimilados nas diferentes disciplinas cursadas, ao cenário da prática docente e, finalmente, produzir conhecimento na forma de investigações como a que trata este artigo.

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Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, Brasil. ISSN 2594-6412 (eletrônico)