A CONSULTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO - UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO

Lorena Maria Volkers Robers, Mirian da Costa Lindolpho, Selma Petra Chaves Sá, Miriam Chrisóstimo, Geilsa Valente

Resumo


Este artigo tem por objetivos caracterizar o campo de ensino teórico-prático a Consulta de Enfermagem ao Idoso no Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF na Disciplina de Fundamentos de Enfermagem I, e apresentar as análises do instrumento de avaliação do campo feitas pelos alunos da graduação. É um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de pesquisa
documental no instrumento de avaliação do ensino teórico-prático da Disciplina de Fundamentos I no campo da consulta de enfermagem ao idoso. Através da análise do instrumento de avaliação da disciplina foi possível construir algumas categorias que falam acerca da importância do desenvolvimento da consulta de
enfermagem, sua contribuição para formação, a articulação da teoria e da prática, uma atividade que proporciona autonomia, sendo um campo que atende as necessidades da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem I. Concluímos que o campo de ensino teórico contribui diretamente com a formação do aluno da
graduação e com a qualidade de vida do idoso.

Palavras-Chaves: Consulta de Enfermagem; Idoso; Graduação.

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