O ENSINO DE LITERATURA NO PROJETO DE EXTENSÃO UNE-TODOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT)

Danele Cristina da Silva

Resumo


Resumo: Este trabalho desenvolveu-se durante o Curso Pré-vestibular Une-Todos ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Tangará da Serra, aos vestibulandos auto-declarados negros (que optaram pelas cotas do Programa de Integração e Inclusão Étnico-raciais - PIIER), indígenas, trabalhadores do campo e oriundos dos assentamentos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas. Trata-se, pois, de uma reflexão a partir da participação desses vestibulandos nas aulas de Literatura. No início desse trabalho, foi aplicado um questionário a fim de coletar dados que revelassem o que o público pensava sobre literatura. Com base nessas informações, as aulas foram preparadas para um público misto, já que alguns alunos demonstravam interesse pela literatura e outros afirmavam não gostar da leitura literária. Embora o enfoque tenha sido as obras literárias selecionadas pela UNEMAT para o vestibular 2008/1, o texto literário não foi transformado em conhecimento para essa prova. Tínhamos como objetivo despertar a curiosidade e o prazer pelo texto literário. Ao término do módulo, aplicamos um novo questionário a fim de saber se as aulas contribuíram para incentivá-los à prática de leitura. Nesse segundo momento, os resultados foram satisfatórios, muitos alunos modificaram seus conceitos sobre literatura. Evidenciou-se, portanto, a retomada do processo de formação de leitores, já que depois das aulas notou-se a mudança de concepção de literatura por parte daqueles alunos que, a princípio, não viam nenhuma função na leitura literária – talvez uma conseqüência do ensino de literatura embasado na historiografia e não na manifestação artística e cultural.

Palavras-chave: Literatura, Leitura, Vestibular

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