UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADA COPA LORD E POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA

Autores

  • Fábio Pugliesi UDESC/ESAG

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.1681

Resumo

A necessidade de se promover a inclusão social nas áreas carentes em que atua o tráfico de drogas, desafia a sociedade brasileira e, conseqüentemente, organizações como a Universidade, a Polícia e as entidades da sociedade civil a desenvolver ações conjuntas. Para tanto, indaga-se: é possível coordenar os objetivos de organizações com fins tradicionalmente tão díspares para enfrentar esta notória e urgente questão social? Para responder esta questão o artigo descreve a concepção e posterior execução, durante o ano de 2006, do Projeto de Extensão “Livros e Batucadas – Formação da Bateria Mirim da Escola de Samba Embaixada Copa Lord”, em que tem atuado os autores e promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Em seguida analisa a aplicabilidade no projeto do modelo desenvolvido pela Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, e a experiência do Projeto “Juventude e Polícia”, desenvolvido na Polícia Militar de Minas Gerais. Por fim, conclui pela possibilidade da parceria das organizações referidas, alertando que o sucesso de tal empreitada depende da conquista da sustentabilidade financeira e organizacional da bateria mirim da escola de samba e da manutenção da legitimidade perante os sujeitos sociais envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

PUGLIESI, Fábio. UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, ESCOLA DE SAMBA EMBAIXADA COPA LORD E POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.1681. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1681. Acesso em: 26 abr. 2024.