PROJETO EXTENSIONISTA SOBRE CÂNCER DE MAMA E OSTEOPOROSE PARA IDOSOS: relato de experiência

Leticia Nunes Faustino, Kethylen da Silva de Jesus, Fernando Rockembach Mazuim, Pamella Aires Feldhaus

Resumo


O presente artigo relata como foi implementado o projeto Radiologia na Comunidade, que propõe-se a conscientização e aprimoração do conhecimento de uma comunidade de Florianópolis-SC, sobre os principais aspectos relacionados ao câncer de mama e a osteoporose. O objetivo deste estudo é relatar a experiência dos discentes do curso de graduação em Radiologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Campus Florianópolis (IFSC/SC) em uma ação extensionista no Conselho Comunitário Fazenda do Rio Tavares, para o Grupo de Convivência Para Idosos empregando as definições das patologias, bem como da anatomia básica das estruturas envolvidas, formas de prevenção, fatores de risco, sinais e sintomas, métodos diagnósticos e tratamentos de cada patologia. Materiais e métodos: Para alcançar o objetivo foi desenvolvido um questionário básico onde era possível informar se já teve/tem alguma das patologias e/ou se alguém da família já teve/tem umas das patologias, durante a palestra expositiva e dialogada, com duração de 60 minutos foram utilizados recursos audiovisuais como slides e vídeos para o desenvolvimento da apresentação, foram disponibilizados folders informativos e realizadas dinâmicas como sorteio e bingo. Com base nos dados obtidos através do questionário aplicado com os 28 participantes que compareceram no dia da ação extensionista, observou-se que desse total, 8 apresentavam como grau de escolaridade o ensino fundamental incompleto, sendo esse o grau de ensino com o maior número de representantes, 1 era analfabeto e 5 possuíam o ensino superior completo. Em relação ao gênero, 25 eram do sexo feminino. Nas questões que envolveram as patologias apresentadas, 6 pessoas já tiveram algum familiar com câncer de mama e 14 com familiares portadores de osteoporose e, informado apenas por mulheres, 3 manifestaram ter desenvolvido o câncer de mama e 13 apresentaram osteoporose. Com isso, conclui-se que transmitir importantes informações sobre essas patologias às comunidades, visando que ambas acometem uma grande parcela da população, tem potencial de contribuir com a qualidade de vida dos participantes bem como promover o enriquecimento acadêmico do estudante e proporcionar um momento de troca de conhecimento e experiências entre todos presentes na palestra.

Palavras-chave


Extensão universitária; Neoplasias da mama; Osteoporose; Idosos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Luiz Eduardo de; PEREIRA, Marília Nalon; OLIVEIRA, Valéria de. Governador Valadares (MG) em extensão: interfaces para a dinamização e instrumentalização do cenário extensionista em um campus recém-implantado. 2016. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

COSTA, Angra Larissa Durans et al. Osteoporose na atenção primária: uma oportunidade para abordar os fatores de risco. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 56, n. 2, p.111-116, mar. 2016. Disponível em:

COELHO, J. A. ; MEDEIROS, C. . Radiologia e comunidade: Extensão em um curso superior de tecnologia. In: Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão-Região Sul, 2014, Florianópolis. Simpósio Internacional sobre interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão-Região Sul, 2013.

DE SOUZA, Márcio Passini Gonçalves. Diagnóstico e tratamento da osteoporose. Rev Bras Ortop, v. 45, n. 3, p. 220-9, 2010. Disponível em: . Acesso em: 11 junho 2019.

IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina -. Programa Radiologia e Comunidade é contemplado em edital do MEC. 2018. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2019.

INCA, Instituto Nacional de Câncer. Câncer de mama:: vamos falar sobre isso?. 2018. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

INCA, Instituto Nacional de Câncer. A situação do câncer de mama no Brasil: Síntese de dados dos sistemas de informação. 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

INCA, Instituto Nacional de Câncer. Tipos de câncer: Câncer de mama. 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2019.

MARTINS JJ, Barra DCC, Santos TM, Hinkel V, Nascimento ERP, Albuquerque GL, Erdmann AL. Educação em saúde como suporte para a qualidade de vida de grupos da terceira idade. Revista Eletrônica de Enfermagem [serial on line] 2007 Mai Ago; 9(2): 443-456. Available from: URL: http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n2/v9n2a12.htm

MEDEIROS, Caroline & Dorow, Patricia & Melo, Juliana & Da Silva, Charlene. (2014). Projeto De Extensão – Radiologia e Comunidade: Avaliação das Atividades de Promoção de Saúde na Comunidade. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão. 11. 10.5007/1807-0221.2014v11n18p77. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2014v11n18p7

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade.2013.Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254>. Acesso em: 08 jun. 2018.

UFES, Universidade Federal do Espírito Santo. Pró-Reitoria de Extensão: O que é a extensão universitária. 2019. Disponível em:

o-que-%C3%A9-extens%C3%A3o-universit%C3%A1ria>. Acesso em: 17 jun. 2019.






Direitos autorais 2019 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Compartilhar igual 4.0 Internacional.