GRUPO DE GESTANTES COMO FERRAMENTA DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E POTENCIALIZAÇÃO DO CUIDADO

Giovana de Pires Nunes, Andressa Silva Negreira, Melissa Guterres Costa, Francielle Garcia Sena, Caroline Bettanzos Amorim, Nalú Pereira da Costa Kerber

Resumo


O objetivo deste estudo é relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem em um grupo de gestantes. Método: Relato de experiência de acadêmicas do curso de graduação em Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, acerca da vivência em um grupo de gestantes implantado no ano de 2015. O grupo é realizado por meio de encontros semanais, no Campus Saúde da FURG, é um espaço multiprofissional em que o cerne da ação é a troca de conhecimentos entre os participantes. Os encontros com gestantes e familiares envolve diversas temáticas como: importância do pré-natal; desenvolvimento do feto e da gestação; nutrição; atividade física; aspectos psicológicos; aleitamento materno; atividade sexual; parto; puerpério; cuidados com o recém-nascido. Desenvolvimento: O grupo de gestantes é um espaço de discussão fundamental para a comunidade, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre as mulheres, seus acompanhantes e a equipe multiprofissional. Dúvidas, expectativas e anseios que, muitas vezes, não encontram espaço para resolução nas consultas de pré-natal, são sanadas no desenrolar do grupo. Considera-se que os encontros favorecem a relação de confiança entre o profissional, a gestante e o familiar, aproximando os profissionais da comunidade, rompendo a velha percepção do profissional como soberano, dotado de conhecimento, e o paciente destinado apenas a ouvir, desprovido de conhecimento. Conclusão: Reflete-se que as gestantes precisam ser incentivadas a participar desse tipo de atividade o mais precocemente possível para que, por meio da criação do vínculo afetivo e da confiança com os profissionais, as ações educativas sejam realizadas com sucesso.

PALAVRAS-CHAVE: Gestantes. Educação em Saúde. Enfermagem. Saúde da Mulher. Cuidado Pré-natal.

Texto completo:

PDF