As sementes da Ópera de Pequim: entrevista com a Companhia Nacional de Ópera de Pequim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0501

Palavras-chave:

teatro chinês, identidade nacional, diplomacia cultural, mobilidade teatral

Resumo

Realizada durante a turnê da Companhia Nacional de Ópera de Pequim no Brasil, em novembro de 2024, esta entrevista interpreta a oportunidade de escuta de seus artistas como uma espécie de arquivo vivo rumo à construção de uma memória do teatro chinês nos palcos brasileiros. Em suas falas, Guan Xiaohui, Liu Kuikui, Jiang Meiyi e Wu Zeyu refletem sobre o legado da trupe, o repertório escolhido para as apresentações, o papel da Ópera de Pequim na diplomacia cultural da República Popular da China nos anos 1950 e na atualidade, e a continuidade do gênero nas intersecções entre a tradição e as inovações contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Esther Marinho Santana, Universidade Estadual de Campinas

Em estágio de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da FAPESP. Pesquisadora visitante na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 e na City University of New York (CUNY). Doutorado e mestrado em Teoria e Crítica Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Cecilia Mello, Universidade de São Paulo

Visiting Fellow no King's College, University of London (UL) – Inglaterra. Pós-doutorado pela Taipei National University of the Arts (TNUA) - Formosa. Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Visiting Fellow na Universidade de Pequim (PKU), China. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Visiting Fellow na University of Leeds - Inglaterra. Doutorado em Film Studies pela University of London. Mestrado em Film and Television Production pela University of Bristol – Inglaterra.  Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e no PPGMPA da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (USP).

Referências

LUMBROSO, Fernand. Mémoires d’un homme d’spectacles. Paris: Lieu Commun, 1991.

Press release do espetáculo Companhia Nacional de Ópera de Pequim. Direção de Wei Liyun, Theatro São Pedro, São Paulo, 2024. Disponível em https://www.midiorama.com/wp-content/uploads/2024/10/release-CNOP.pdf. Acesso em: 5 jun. 2025.

Programa do espetáculo Companhia Nacional de Ópera de Pequim. Direção de Wei Liyun, Theatro São Pedro, São Paulo, 2024.

Programas do espetáculo Ópera de Pequim: Teatro clássico da China. Direção de Chu Tu Nan e Chao Feng , Theatro Municipal, Rio de Janeiro, 1956.

Programas do espetáculo Ópera de Pequim: Teatro clássico da China. Direção de Chu Tu Nan e Chao Feng, Theatro Municipal, São Paulo, 1956.

QUÉANT, Giles. Leçons d’un festival. Brochura Théâtre du Monde : II Festival International d’Art Dramatique de la Ville de Paris. Paris: Les Publications de France, 1956.

SANTANA, Esther Marinho. A cena disputada: O teatro como ferramenta diplomática nas turnês de Porgy and Bess e da Ópera de Pequim no Brasil. O eixo e a roda: Revista de literatura brasileira, Belo Horizonte, v. 32, n. 2, pp. 72-95, 2023.

SANTANA, Esther Marinho. As lições da Ópera de Pequim no Brasil: Do hermetismo à congregação. Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas, v. 14, n. 1, pp. 37–59, 2024.

《新中国对外文化交流史略》 [Breve história dos intercâmbios culturais da Nova China com países estrangeiros]. Beijing: 中国友谊出版公司 [Editora da Amizade da China], 1999.

Publicado

31-08-2025

Como Citar

SANTANA, Esther Marinho; MELLO, Cecilia. As sementes da Ópera de Pequim: entrevista com a Companhia Nacional de Ópera de Pequim . Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–18, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0501. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27419. Acesso em: 1 set. 2025.