Estranhas criaturas: o Drama na formação de professores em uma mirada às infâncias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0103

Palavras-chave:

Drama, formação docente, infância, práticas decoloniais, narratividade

Resumo

O artigo analisa a abordagem do Drama na formação inicial de professores de teatro, articulando aportes da sociologia da infância, de epistemologias decoloniais e da proposta do corazonar (Arias, 2010). A experiência, desenvolvida em uma disciplina voltada às práticas teatrais com crianças, teve como eixo a narratividade e a contação de histórias, com base no livro Estranhas Criaturas, de León e Rubio. O Drama é proposto como prática sensível e ética de escuta e criação compartilhada, capaz de desestabilizar lógicas coloniais e adultocêntricas, e ampliar modos de ensinar com as infâncias.

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Biografia do Autor

Luiz Eduardo Gasperin, Universidade Estadual do Paraná

Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Prof. Licenciatura em Teatro na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

GASPERIN, Luiz Eduardo. Estranhas criaturas: o Drama na formação de professores em uma mirada às infâncias. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–26, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27417. Acesso em: 1 set. 2025.