Professor(a)-Personagem: contribuições para a docência com crianças na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0108

Palavras-chave:

Drama, professor-personagem, educação infantil, linguagem teatral, NEIM do futuro

Resumo

O presente artigo discute a presença de professores(as) especialistas na Educação Infantil de Florianópolis e apresenta o Drama como uma abordagem potente para o ensino e experimentação do teatro com crianças nessa etapa da Educação Básica. Por meio da estratégia do(a) professor(a)-personagem, figuras como Sheila Enxerida e Fortroide, proporcionam um fazer teatral em que crianças e professores(as) tornam-se parceiros(as) de criação. Defendemos, ao longo do texto, que a presença do(a) professor(a) de Teatro e da linguagem teatral nos NEIMs, contribui significativamente para a ampliação das experiências expressivas e corporais das crianças.

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Biografia do Autor

Mateus Junior Fazzioni, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Graduação Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Rafael Matiuda Spinelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialização em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SC (SENAC/SC). Graduação em Educação Física pela UFSC.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

FAZZIONI, Mateus Junior; SPINELLI, Rafael Matiuda. Professor(a)-Personagem: contribuições para a docência com crianças na Educação Infantil. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 55, p. 1–25, 2025. DOI: 10.5965/1414573102552025e0108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/27415. Acesso em: 1 set. 2025.