Extra, extra! Uma burleta de Artur Azevedo e Eduardo Garrido foi publicada!
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0802Palavras-chave:
publicação de dramaturgia, Artur Azevedo, Eduardo GarridoResumo
Resenha da burleta Pum!, de Artur Azevedo e Eduardo Garrido. Trata-se de uma dramaturgia inédita, escrita e encenada em fins do século XIX, no Brasil, sob o contexto da Revolta da Armada (1893-1894). A obra é resultado de uma pesquisa feita pela historiadora Tania Brandão, em parceria com o professor Diógenes Maciel, que resgataram e editaram a peça antes nunca publicada, cuja sobrevivência no tempo se deu no arriscado trânsito entre gavetas, acervos e mãos. Com a publicação de Pum! pela Editora Papel da Palavra (2024), leitores, estudantes e artistas de teatro poderão se deleitar com uma obra que chega para reiterar a força do teatro nacional de tradição cômica, musicada e popular.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Artur; GARRIDO, Eduardo. Pum!. Org. Tania Brandão e Diógenes Maciel. Campina Grande: Papel da Palavra, 2024. 228 p.
AZEVEDO, Artur. Teatro de Artur Azevedo. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Artes Cênicas, 1983.
BRANDÃO, Tania. “O Pum!, a história do teatro, a academia e o ar das ruas”. In: AZEVEDO, Artur; GARRIDO, Eduardo. Pum!. Org. Tania Brandão e Diógenes Maciel. Campina Grande: Papel da Palavra, 2024. 228 p.
NEVES, Larissa de Oliveira. Ode ao teatro musicado nacional em quatro etapas, um prólogo e um epílogo. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, set. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)