Análise do Esquema do Sistema de Stanislávski

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103482023e0203

Palavras-chave:

sistema Stanislávski, atuação cênica, esquema do sistema, teatro, ator

Resumo

O presente artigo revela uma análise panorâmica e inédita, em língua portuguesa, do esquema do sistema de Konstantin Stanislávski. Trata-se do exame de uma rara ilustração presente nos manuscritos de Stanislávski de 1935, um desenho tanto esquemático quanto poético que pode sintetizar o complexo pensamento artístico e pedagógico desse encenador. Por meio da revisão da literatura acerca da obra desse autor, são discutidos cada um dos quinze componentes apresentados no esquema, considerando as suas interconexões e suas disposições no desenho. Nessa discussão, também são abordados conceitos e termos próprios do sistema, à luz de suas polêmicas interpretativas, a fim de contribuir com o estudo dos fundamentos da arte do ator segundo as premissas de Stanislávski.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela de Castro Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vinícius Assunção Albricker, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Artes (Artes da Cena) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Artes pela UFMG. Bacharel em Interpretação Teatral pela UFMG. Professor da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Referências

ALBRICKER, Vinícius. A fala cênica sob o entrelaçamento dos princípios e procedimentos de Konstantin Stanislávski e Declan Donnellan. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/EBAC-9QBN75 Acesso em: 31 maio 2022.

ALBRICKER, Vinícius. Variações rítmicas vivas na atuação cênica. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/30684 Acesso em: 31 maio 2022.

CANTON, Luciana Giannini. A técnica Meisner e as sementes do Sistema stanislavskiano plantadas em solo americano. 2019. Tese (Doutorado em Pedagogia do Teatro) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-31072019-103026/pt-br.php Acesso em: 31 maio 2022.

CARNICKE, Sharon Marie. Stanislavsky in focus: an acting master for the 21st century. 2. ed. London & New York: Routledge, 2009.

CHAVES, Camila Rodrigues Vaz. O trabalho de um ator desbloqueado na construção do papel: estratégias de Stanislávski e Donnellan. 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/EBAP-B4ZSTM Acesso em: 31 maio 2022.

D’AGOSTINI, Nair. Stanislávski e o método da análise ativa: a criação do diretor e do ator. São Paulo: Perspectiva e CLAPS, 2018.

GROTOWSKI, Jerzy. Resposta a Stanislávski. Trad. Ricardo Gomes. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 9, p. 02-21, 2001. Versão italiana de Carla Pollastreilli. Original polonês. Disponível em: https://livrethos.files.wordpress.com/2013/05/folhetim9.pdf Acesso em: 17 ago. 2022.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. CD-ROM, v. 1.0. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Trad. Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016.

LIMA, Daniela de Castro. Análise ativa e alvo: reflexão pedagógica expandida para o trabalho do ator sobre a peça e o papel. 2021. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021. Disponível em: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13390 Acesso em: 31 maio 2022.

MAHFUZ, V. Apontamentos sobre a energia prana a partir do discurso de Konstantin Stanislávski. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 109-122, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015109 Acesso em: 21 jul. 2023.

STANISLAVSKI, Konstantin. An actor's work: a student's diary. Trad. Jean Benedetti. London & New York: Routledge, 2008.

STANISLAVSKI, Konstantin. Minha Vida na Arte. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

STANISLÁVSKI, Konstantin. O trabalho do ator: diário de um aluno. Trad. Vitória Costa. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

STANISLÁVSKI, Konstantin. Sobranie sotchinéni v 9 tomakh [obra completa em 9 volumes]. Trad. Elena Vássina. Vol. 3. Moscou: Iskusstvo, 1990. Disponível em: http://az.lib.ru/img/s/stanislawskij_k_s/text_0050/index.shtml Acesso em: 31 maio 2022.

TCHERKÁSSKI, Serguei. Stanislávski e o yoga. Trad. Diego Moschkovich. São Paulo: É Realizações, 2019.

VASSÍLIEV, Anatoli. Diálogo com os tradutores franceses. In: KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Trad. Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016a, p. 279-296.

VASSÍLIEV, Anatoli. Notas do Organizador. In: KNEBEL, Maria. Análise-ação: práticas das ideias teatrais de Stanislávski. Trad. Marina Tenório e Diego Moschkovich. São Paulo: Editora 34, 2016b, p. 19-320.

VÁSSINA, Elena; LABAKI, Aimar. Stanislávski: vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.

VÁSSINA, Elena. Nenhum manual ou gramática da arte teatral: alguns apontamentos sobre a formação do sistema de Stanislávski. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 30, p. 35-43, 2013. Disponível em: http://www.pequenogesto.com.br/index.php/portfolio/detail/folhetim-30 Acesso em: 31 Maio 2022.

ZALTRON, Michele de Almeida. Stanislávski e o trabalho do ator sobre si mesmo. São Paulo: Perspectiva e CLAPS, 2021.

Publicado

2023-09-19

Como Citar

LIMA, Daniela de Castro; ALBRICKER, Vinícius Assunção. Análise do Esquema do Sistema de Stanislávski. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 48, 2023. DOI: 10.5965/1414573103482023e0203. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23067. Acesso em: 21 nov. 2024.