My border will cross us - intercultural experience and theatrical creation

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101542025e117

Keywords:

interculturality, dramaturgical creation, linguistic diversity, shared creation process

Abstract

This work presents and discusses the dramaturgical adaptation process that gave rise to the play Era uma vez en la fronteira selvagem. The article describes will be described part of the theatrical creation process, shaped by intercultural experiences, and how the adapted theatrical script has incorporated these experiences, transformed into text, including through independent and collaborative writing exercises, which brought to the play contributions from theater artists and their experiences with Portuguese, Spanish and Indigenous languages (Kaiowá). Also explored, the shared creation method will be explored, in which dramaturgical, scenic, and musical proposals have influenced one another.

Downloads

Author Biographies

Júnia Cristina Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG). Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestrado em Artes pela UFMG. Graduação – Licenciatura em Artes Cênicas e Bacharelado em Interpretação Teatral pela UFMG. Professora Adjunta atuando no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Musicoterapia pela Faculdade Iguaçu. Especialização em Encenação Teatral pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduação em Música pela Universidade Federal do Pelotas (UFPel). Professor Adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Karla Neves, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialização em Interdisciplinaridade em Artes e Ensino das Artes Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) . Graduação em Teatro pela UNESPAR. Fundadora e pesquisadora do Coletivo CLanDesTino,  integrante do Orendive Teatro Intercultural. Diretora teatral, Atriz, Performer e Professora. 

Rossandra Cabreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestrado em Educação e Territorialidade pela UFGD). Graduação - Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu pela Faculdade Intercultural Indígena – pela UFGD. Professora de kaiowá, atriz, dramaturga e realizadora audiovisual.

References

ARAÚJO, Antônio. A encenação performativa. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 253–258, 2008. Acesso em: 8 jul. 2024.

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

CABREIRA, Rossandra; NEVES, Karla; PEREIRA, Júnia. Jaity Muro. Trad. Rossandra Cabreira; Prefácio de Graciela Chamorro. Belo Horizonte: Editora Javali, 2022.

CANAL GNT. Você concorda com o Lord Vinheteiro sobre o funk? Mude Minha Ideia. Quebrando o Tabu. YouTube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A_OE2qq1VZs Acesso em: 26 out. 2020.

CHAMORRO, Graciela. História Kaiowá: das origens aos desafios contemporâneos. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2015.

CHAVES, Marcos; CHAMORRO, Graciela. O pulso Guarani e Kaiowá como mediador em estudos musicais. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SONORIDADES, 1., 2019, Universidade Federal de Santa Catarina. Anais (Resumos): Poderes do Som. E-book, 2019, p. 117-118.

DIEGUES, Douglas. Era uma vez en la fronteira selvagem. Apresentação por Xico Sá; Ilustrações de Ricardo Costa. São Paulo: Edições Barbatana, 2019.

DIEGUES, Douglas. Portunhol salvage. In: PEREIRA, Diana A. et al (Org.). Paisaje trifonteirizo: Antologia Ciudad del Este. Foz do Iguaçu: Tereré Cartonera, 2016.

GODOY, Guilherme. Avaliação oral do processo de criação dramatúrgica. Dourados, 12 de agosto de 2023.

GONÇALVES, Odúlio. Avaliação oral do processo de criação dramatúrgica. Dourados, 12 de agosto de 2023.

GUINSBURG, J.;FARIA, João Roberto; LIMA, Mariangela Alves de (orgs.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, formas e conceitos. São Paulo: Perspectiva: Sesc São Paulo, 2006.

NICOLETE, Adélia. Ateliês de Dramaturgia: práticas de escrita a partir da integração artes visuais – texto – cena. 2013. Tese (Doutorado em Artes) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

PEREIRA, Júnia Cristina. Era uma vez en la fronteira selvagem: adaptação dramatúrgica da obra homônima de Douglas Diegues, a partir de processo criativo com o Orendive Teatro Intercultural. Manuscrito não publicado. Dourados, abril a agosto de 2023.

PEREIRA, Júnia Cristina. A particularidade em cena: o lugar da atriz/dramaturga no teatro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 127–141, 2018. Acesso em: 9 set. 2024.

RIBEIRO, Jadi. Avaliação oral do processo de criação dramatúrgica. Dourados, 12 de agosto de 2023.

SERAFIM, Maria. Avaliação oral do processo de criação dramatúrgica. Dourados, 12 de agosto de 2023.

SOLOMOS, Makis. Da música ao som, a emergência do som na música dos séculos XX e XXI – uma pequena introdução. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 54–68, 2015. Acesso em: 9 set. 2024.

SOUZA, Vinícius. Escrever no labirinto: formação em dramaturgia na pós modernidade. 2017. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

Published

2025-04-28

How to Cite

PEREIRA, Júnia Cristina; CHAVES, Marcos Machado; NEVES, Karla; CABREIRA, Rossandra. My border will cross us - intercultural experience and theatrical creation. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e117. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26132. Acesso em: 6 jun. 2025.

Issue

Section

Dossiê Temático: Corpos que escrevem II