¿Qué nos dice hoy el Teatro Experimental de Cali?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0502Palavras-chave:
creación colectiva, teatro latinoamericano, Enrique Buenaventura, Jacqueline VidalResumo
En esta entrevista con Jacqueline Vidal, directora del Teatro Experimental de Cali, hablamos de las inclinaciones actuales de este grupo de teatro colombiano en la escena teatral latinoamericana. La entrevista es parte de un proyecto más amplio, un intento de buscar una aproximación a la metodología de creación colectiva del grupo, con el fin de difundirla aquí en Brasil y minimizar el vacío bibliográfico que tenemos sobre el relevante trabajo teatral y pedagógico desarrollado por el Teatro Experimental de Cali. (TEC) desde 1955 en la ciudad de Cali en Colombia.
Downloads
Referências
BUENAVENTURA, Enrique; VIDAL, Jacqueline. Esquema general del método de trabajo colectivo. Acervo do CITEB. Cali. 1975.
BUENAVENTURA, Enrique; VIDAL, Jacqueline. Notas para um método de criação coletiva. Revista Camarim. São Paulo: Cooperativa Paulista de Teatro, 2006.
CAETANO. Juliana. Enrique Buenaventura e o Teatro Experimental de Cáli: Estilhaçar e Remontar a História. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2023.
CARBONARI, Marília. A direção teatral e o método de criação coletiva de Enrique Buenaventura no TEC (Teatro Experimental de Cali). Guarapuava: UAB, Unicentro, 2014.
CARBONARI, Marília. Uma experiência de teatro político na américa latina: estudo da criação coletiva no teatro experimental de Cali (TEC - colômbia) durante O processo de elaboração da peça a denúncia, de enrique Buenaventura, em 1971. Cadernos do XI Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Campinas, 2003.
ENGEL, Leonardo Cesar Ertel. Uma Experiência de Aplicação do Método de Criação Coletiva do TEC (Teatro Experimental de Cali – 1972) na Montagem da Peça ‘O Espectador Condenado à Morte’ de Matéi Visniec. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
VELASCO, María Mercedes. El Nuevo Teatro Colombiano y la colonización cultural. Medellín, 1986.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)