Sobre teatros e métodos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102512024e0104Palavras-chave:
teatro contemporâneo, perfrormance, procedimentos metodológicosResumo
O texto aponta alguns procedimentos de análise da cena utilizados para a leitura das teatralidades diferenciais a que respondem. Menciona a crítica genética, a semiologia teatral, os instrumentos ligados ao teatro pós-dramático e performativo e o método etnográfico, associados a ocorrências cênicas específicas.
Downloads
Referências
ABRAMOVIC, Marina. Seven Easy Peaces. Milan: Charta, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. Signatura rerum. Sur la méthode. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2008.
AUSLANDER, Philipp. Liveness. Performance in a mediatized culture. London and New York: Routledge, 2022 (3ª. ed).
DESS, Conrado; PENONI, Isabel; ANDRADE, Jaqueline. “Uma conversa a partir do espetáculo Hoje não saio daqui: Sobre representação, representatividade, pesquisa e devoluções”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p. 255-269.
FÉRAL, Josette. “Entre performance et théâtralité: le théâtre performatif”. Théâtre/Public, n. 190, Juillet-Septembre 2012, p. 28-35.
FÉRAL, Josette. Trajectoires du Soleil. Paris: Éditions Théâtrales, 1998
FERNANDES, Sílvia. “La mémoire incomplète. Contexte et témoignage dans les spectacles de Christiane Jatahy”. Théâtre Public, n. 251, avril-juin 2024.
FOSTER, Hal. “O artista como etnógrafo”. In: O retorno do real. São Paulo: Cosacnaify, 2014, p. 159-186.
GLUSBERG, Jorge. The Art of Performance. New York: New York University Press, 1980.
GOLDBERG, Rose-Lee. Performance Art. From Futurism to the Present. London: Thames and Hudson, 1988.
GRÉSILLON, Almuth; MERVANT-ROUX, Marie-Madeleine; BUDOR, Dominique (org.). Genèses théâtrales. Paris: CNRS, 2010.
GUIMARÃES, Júlia. “Performar teoria, estranhar identidades”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p.320-338.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Perspectiva, 2007.
MARCONDES, Renan. Desaparecer. Ausências do corpo na arte contemporânea. São Paulo: Anna Blume, 2022.
NODARI, Alexandre. “Aparentar(-se) a outro: elementos para uma poética perspectivista”. Organon, v. 36, n. 72, 2021, p. 306-346.
PENONI, Isabel. “Hoje não saio daqui: escuta, representatividade e construção coletiva numa encenação com a Cia Marginal”. In: ANDRADE, Clara de; GUENZBURGER, Gustavo; PENONI, Isabel (org.). Cenas cariocas. Modos, políticas e poéticas teatrais contemporâneas. Rio de Janeiro: Garamond, 2020, p. 125-152.
PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Trad. Sérgio Salvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.
PHELAN, Peggy. Unmarked. The politcs of performance. London and New York: Routledge,1993.
RAMOS, Luiz Fernando. “Hierarquias do real na mimesis espetacular contemporânea”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 61-76, jan./jun., 2011.
SCHECHNER, Richard. Performance studies. An introduction. New York/ London: Routledge, 2006.
SCHIPPER, Imanuel. 2020 Rimini Protokoll 2020. Bonn: Verlag der Buchhandlung, Walther und Franz König, 2021.
SCHNEIDER, Rebecca. Performing Remains: Art and War in Times of Theatrical Reenactment. London and New York: Routledge, 2011.
SCHNEIDER, Rebecca. “Performance remains”. In JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian (ed.). Perform, repeat, record. Chicago: The University of Chicago Press, 2012, p. 137-150.
TRIAU, Christophe. “Une diffraction convergente? Notes sur quelques mutations de l’image et de la création théâtrales”. Théâtre Public. Mouvements de la scène actuelle. n. 245, octobre-décembre 2022, p. 66-76.
TROTTA, Rosyane. “A cena colombiana e o novo teatro brasileiro”. In: FERNANDES, Sílvia e DA COSTA, José. Políticas da cena contemporânea: comunidades e contextos. São Paulo: Hucitec, 2023, p.218-238.
TROTTA, Rosyane. “Para ler o novo teatro: contexto e periferia”. Revista Conceição/Conception, v. 12, 2023, pp.1-19.
VIEIRA JR., Itamar. Torto arado. São Paulo, Ed. Todavia, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)