A escrita de uma dança (trans)criativa: articulações (im)possíveis na educação de um corpo ícone-cinético
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573104532024e0103Palavras-chave:
linguagem, dança, transcrição, corpo ícone-cinéticoResumo
Este artigo explora a perspectiva do corpo ícone-cinético em ação educacional e (trans)criativa no processo de derivação ou prática hiperartística de uma linguagem em outra. A metodologia expandida de análise semiótica, parte de uma leitura crítico-reflexiva de excertos do espetáculo Reticências (2023) da Téssera Companhia de Dança da UFPR, derivado da peça teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues (1941). Ancorando-nos, sobretudo, nas ideias de Charles S. Peirce, Gérard Genette e Haroldo de Campos, as relações entre corpo e escrita na cena contemporânea são exponenciadas para evidenciar as (im)possíveis articulações entre o texto teatral e a palavra corporificada ou (trans)criada em cena dançante.
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