(Des)Educação do corpo pelas artes na formação de pedagogas(os)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101432022e0107

Palavras-chave:

Corpo, Pedagogia, Formação de Professoras(es)

Resumo

O artigo aborda uma proposta de estudos em práticas corporais que vem sendo realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia, a partir de combinações de elementos do sistema Laban, da Técnica Klauss Vianna, dos Jogos Teatrais de Viola Spolin e das culturas do brincar, o que gera abordagens multifocais e espaços mais abertos à formação de professoras(es) para a (des)Educação do corpo oprimido. São discutidas especificidades do trabalho com o corpo neste curso e a pertinência da multirreferencialidade, como uma posição epistemológica frutífera na formação corporal de profissionais da Educação. As principais bases conceituais que fundamentam as práticas são apresentadas em forma de memorial, no qual narra-se sobre professoras-formadoras, suas técnicas, didáticas e metodologias. Descreve-se os experimentos artísticos e didáticos realizados, ao mesmo tempo em que são desenhadas suas análises, por meio do diálogo entre as práticas e os substratos teóricos

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Biografia do Autor

Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar)

Pós-doutoranda pela Faculdade de Educação da USP (Brasil), Universidade Católica Portuguesa (Portugal) e University of Melbourne (Austrália). Doutora em Educação na área de Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Mestre em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FEUSP). Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas (ECA - USP). Professora da Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba (UFSCar), Departamento de Ciências Humanas e Educação, área de Metodologia do Ensino de Arte, Corporeidade e Educação.

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Publicado

2022-04-06

Como Citar

LOMBARDI, Lucia Maria Salgado dos Santos. (Des)Educação do corpo pelas artes na formação de pedagogas(os) . Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 43, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573101432022e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/21566. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Corpo e(n)cena e (des)educação