A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0103

Palavras-chave:

Teatro Caipira, Teatro popular, História de atores, Maringá, Teatro paranaense

Resumo

O Teatro Caipira ocorreu durante as décadas de 60 e 70 no estado do Paraná e de São Paulo e encontra-se distante de ser contemplado, com a devida importância, na História do teatro brasileiro. Este artigo pretende contribuir para o preenchimento da lacuna de uma historiografia do Teatro Caipira e para o entendimento de sua trajetória. Para isso, é analisada a vida e carreira do ator, poeta e compositor João Pereira, autodenominado, poeta grão de areia, e também é analisada a peça Corisco antes de ser cangaceiro (1968), do mesmo artista, com o objetivo de apreender os meios de produção cênica, dramaturgia e temáticas presentes no Teatro Caipira. Por fim, e para além de tudo, deseja manter viva a memória de João Pereira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Kodi, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre pela mesma Universidade. Graduado na Universidade Estadual de Maringá (UEM

 

Lincoln Copceski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestrando em Tecnologia e Sociedade, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

CIDADE CANÇÃO: Os primeiros anos da música maringaense. Direção de Lincoln Copceski. Maringá: 2018. 1 DVD (96 min).

DIAS, Reginaldo Benedito; GONÇALVES, José Henrique Rollo. Maringá: terra crua e civilização. Revista Espaço Acadêmico, v. 11, n. 121, p. 28-39, 2011. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/13607. Acesso em: 10 maio 2021.

RABETTI, Betti. Memória e Cultura do “popular” no teatro: o típico e as técnicas. Percevejo, Rio de Janeiro, n. 8, p. 3-18, 2000.

KODI, Douglas. A utopia da Commedia dell’arte no século XXI: o Canovaccio, o ator e a cena. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

LEAL, João Laércio Lopes. História artística e cultural de Maringá: 1936-1990. Maringá: Imprima Conosco, 2016.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

NOSELLA, Berilo Luigi Deiró; ISSENE, Letícia Gouvea. Entre a estética e o político: caráter popular, “qualidade estética” e teatro brasileiro. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 296-314, 2016.

PEREIRA, Odirlei Dias. No rádio e nas telas: o rural da música sertaneja de sucesso e sua versão cinematográfica. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

PEREIRA, João. Corisco antes de ser Cangaceiro. Imagens e textos do acervo pessoal. 1968.

VÍDEO histórico dos primeiros anos de Maringá. 1 vídeo (12min12s). Postado pelo canal Maringá em fotos em 08 nov. 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qobEJ72kquk. Acesso em: 09 jun. de 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-14

Como Citar

KODI, Douglas; COPCESKI, Lincoln Guilherme. A cidade canção e João Pereira passos do poeta grão de areia no Teatro Caipira do norte do Paraná. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–24, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20501. Acesso em: 28 mar. 2024.