Resistência política como dispositivo pedagógico: Memórias de estudantes de teatro da UFRGS

Autores

  • Juliana Wolkmer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019187

Resumo

O trabalho reflete sobre a formação em teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de relatos de estudantes do curso de Teatro entre os anos de 1960 e 1973. A partir da metodologia da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2007) são tecidas relações com o contexto histórico do período de formação de cada um dos entrevistados, que abrange um contexto político marcado pela resistência à censura e às perseguições, vigentes no período da ditadura civil-militar brasileira. A reflexão sobre esse aspecto, na perspectiva de teóricos como Foucault (2000) e Larossa (1994), leva a pensar na resistência política como um dispositivo pedagógico de transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Wolkmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFRGS. Mestra em Artes Cênicas (PPGAC UFRGS 2017) e Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS 2011), possui graduações em Teatro - Bacharelado em Interpretação Teatral (UFRGS 2015), Teatro - Licenciatura (UFRGS 2016) e História - Licenciatura (UFRGS 2007). 

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Artes Cênicas, ambos pela UFRGS. Professora Associada e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e ao Departamento de Arte da UFRGS. 

Downloads

Publicado

2019-04-04

Como Citar

WOLKMER, Juliana; DOS SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Resistência política como dispositivo pedagógico: Memórias de estudantes de teatro da UFRGS. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 187–203, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019187. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019187. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência