Resistência política como dispositivo pedagógico: Memórias de estudantes de teatro da UFRGS

Autores/as

  • Juliana Wolkmer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vera Lúcia Bertoni dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019187

Resumen

O trabalho reflete sobre a formação em teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir de relatos de estudantes do curso de Teatro entre os anos de 1960 e 1973. A partir da metodologia da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2007) são tecidas relações com o contexto histórico do período de formação de cada um dos entrevistados, que abrange um contexto político marcado pela resistência à censura e às perseguições, vigentes no período da ditadura civil-militar brasileira. A reflexão sobre esse aspecto, na perspectiva de teóricos como Foucault (2000) e Larossa (1994), leva a pensar na resistência política como um dispositivo pedagógico de transformação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Wolkmer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFRGS. Mestra em Artes Cênicas (PPGAC UFRGS 2017) e Especialista em Pedagogia da Arte (UFRGS 2011), possui graduações em Teatro - Bacharelado em Interpretação Teatral (UFRGS 2015), Teatro - Licenciatura (UFRGS 2016) e História - Licenciatura (UFRGS 2007). 

Vera Lúcia Bertoni dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela UFRGS, Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes e Bacharel em Artes Cênicas com Habilitação em Artes Cênicas, ambos pela UFRGS. Professora Associada e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e ao Departamento de Arte da UFRGS. 

Publicado

2019-04-04

Cómo citar

WOLKMER, Juliana; DOS SANTOS, Vera Lúcia Bertoni. Resistência política como dispositivo pedagógico: Memórias de estudantes de teatro da UFRGS. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 187–203, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019187. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019187. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência