Alguns apontamentos político-ideológicos sobre o Teatro Oficina e sua estética teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102552025e0201Palavras-chave:
Teatro Oficina, José Celso Martinez Corrˆêa, Crítica ideológica, história do teatro brasileiro , historia do teatro paulistaResumo
Este artigo pretende oferecer um inventário político-ideológico acerca das práticas cênicas incorporadas pelo Teatro Oficina (SP) e seu principal animador, José Celso Martinez Corrêa, desde 1968 até meados dos anos 2000. Na primeira parte, empreendeu-se a um levantamento das principais análises e críticas dirigidas ao grupo paulistano, em termos ideológicos, no decorrer de sua trajetória. Na segunda, a partir de uma problematização do uso da nudez nos espetáculos do grupo, discorreu-se sobre as influências que explicariam tal opção e suas respectivas repercussões ideológicas. Na parte final, à guisa de conclusão, procurou-se arrematar o debate, com vistas a estabelecer uma síntese agregadora das visões anteriormente expostas.
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