A reescritura de espaços históricos no processo teatral de Negro Cosme em Movimento, do Grupo Cena Aberta
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200002Palabras clave:
Teatro contemporâneo, Processo teatral, Espaços históricos, Teatro Site-Specific, Grupo Cena AbertaResumen
Os movimentos artísticos de retomada do espaço urbano das décadas de sessenta e setenta foram relativamente documentados e investigados em seus contextos criativos e políticos. Contemporaneamente, a expansão da pesquisa em artes para contextos ainda em processo de autonomização permite o acesso a experiências de encenação em que há um imbricamento entre o espaço e a retomada de sua história territorial. O ensaio recorta o espetáculo Negro Cosme em Movimento, realizado e apresentado durante os anos de 2013 a 2016 nas cidades do Maranhão pelo Grupo Cena Aberta; e se aproxima do percurso e das intenções artísticas da referida encenação, reconhecendo nesta análise a operacionalização de noções do teatro contemporâneo como: teatro do real e site specific theatre. A investigação objetiva documentar os vestígios de uma teatralidade contemporânea e suas reverberações em contextos territoriais até então ausentes de boa parte das discussões teóricas da área.
Descargas
Citas
ANDRADE, Tiago Pinheiro. [Entrevista cedida] a João Victor da Silva Pereira. São Luís, 11 jan. 2017.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução de Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de História (1940). In: Magia e técnica, arte e política: (Obras Escolhidas, Volume I). Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1977.
BOITO, Sofia Rodrigues. A dramaturgia no teatro site-specific. Conceição| Conception, v.5, n. 1, p. 21-32, 2016.
BRAGA, Ana Socorro Ramos. Discursos sobre a formação do ator no século XX: notas sobre a formação do ator no estado do Maranhão. Urdimento, Florianópolis, v.3, n.36, p. 340-356, nov/dez 2019.
CARTAXO, Zalinda. 1. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O Percevejo Online. Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, 2009.
COHEN, Renato. Cartografia da cena contemporânea, matrizes teóricas e interculturalidade. Sala Preta. São Paulo, v. 1, p. 105-112, 2001.
FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2013.
JANOTTI, Maria de Lourdes Monaco. Balaiada: ação e exploração. Revista de História, v. 52, n. 103, p. 343-365, 1975.
KLEE, Paul. Angelus Novus. 1920. Pintura, tinta nanquim, tinta a óleo, papel, aquarela, 31,8 x 24,2cm. Museu de Israel, Jerusalém.
KOUDELA, Ingrid (Ed.). Heiner Müller: o espanto no teatro. Perspectiva, 2003.
KOUDELA, Ingrid. Os fantasmas de Heiner Müller. Revista USP, n. 35, p. 182-185, 1997.
NASCIMENTO, Igor. Caras-Pretas. São Luís: Resistência Cultural, 2015.
PAVIS, Patrice. Dicionário do Teatral. São Paulo: Perspectiva, 2007.
PELBART, Peter Pál. Biopolítica. Sala Preta. São Paulo, v. 7, p. 57-66, 2007.
PEREIRA, Abimaelson Santos. Transgressões estéticas e pedagogia do teatro. São Luis: EDUFMA, 2013.
RODRIGUES, Cristiano Cezarino. O espaço do jogo: espaço cênico teatro contemporâneo. Dissertação (Mestrado). Escola de Arquitetura e Urbanismo, UFMG, Belo Horizonte, 2008.
SAISON, Maryvonne. Les théâtres du réel. Paris: L’Harmatan, 1998.
SILVA, Ligia da Cruz. Tecendo uma artista docente entre São Luís e Rio de Janeiro, uma travessia em extensão. Trabalho de Conclusão de Curso da Graduação em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
SOUZA, Luiz Roberto de. Palco da Memória: Trilogia da Balaiada. Disponível em: https://cutt.ly/TfaKrSx. Acesso em: 14 jun. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.