Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103362019035

Palavras-chave:

América Latina, Cena contemporânea, Prática artístico-pedagógica, Laboratório aberto, Yugachkani

Resumo

No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fialho Abreu, Instituto Federal de Minas Gerais/Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora de Artes do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia com Co-tutela no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Antropologia da Universidad Nacional Mayor de San Marcos/Peru.

Paola Lopes Zamariola, Universidade de São Paulo (USP)

Paola Lopes Zamariola é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Investiga a cena latino-americana contemporânea, com ênfase para projetos que envolvem práticas artísticas e pedagógicas. Artista criadora do [pH2]: estado de teatro desde 2007, onde desenvolveu trabalhos como atriz, diretora e diretora de arte. É editora da Revista Aspas.

 

Referências

DÍAZ, Aimelys. Encuentro con Yuyachkani, experiências de una convivência escénica

y humana. In: Revista Conjunto n. 181, 2016, p. 94-99.

FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino: poéticas e políticas da interdisci- plinaridade. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 61-72.

HAAS, Marta. Práticas de Resistência nas Ações Artístico-Pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). 2017. Dissertação (Mestrado em Edu- cação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

MONTOYA, Rodrigo. Cien Años del Perú y de José María Arguedas-1911-2011. Lima: Editora Universidad Ricardo Palma, 2011.

ROJAS-TREMPE, Lady. “Yuyachkani y su trayectoria dramática en Perú: entrevista a Ana Correa y Augusto Casafranca” In: Latin American Theatre Review 28. 1, Fall p. 159-165, 1994.

SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.

SOUSA, Thaís Helena Rissi de. Yuyachkani: teatro e performance enquanto registo e memória na latino-américa. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2014.

ZAPATA, Miguel Rubio. Raices y Semillas – Maestros y caminos del teatro em América Latina. Argentina: Ediciones del Boulevard, 2011.

ZAPATA, Miguel Rubio. El Cuerpo Ausente – Performance Política. Lima: Biblioteca Nacional del Perú, 2008.

ZAPATA, Miguel Rubio. O grande teatro de Paucartambo. São Paulo, Sala Preta, v.16, n.1, p. 5-25, 2016.

Downloads

Publicado

2019-12-13

Como Citar

ABREU, Ana Carolina Fialho; ZAMARIOLA, Paola Lopes. Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 36, p. 035–045, 2019. DOI: 10.5965/1414573103362019035. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/15734. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia do Teatro: vozes da América Latina