Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019035Palabras clave:
América Latina, Cena contemporânea, Prática artístico-pedagógica, Laboratório aberto, YugachkaniResumen
No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima.
Descargas
Citas
DÍAZ, Aimelys. Encuentro con Yuyachkani, experiências de una convivência escénica
y humana. In: Revista Conjunto n. 181, 2016, p. 94-99.
FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino: poéticas e políticas da interdisci- plinaridade. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 61-72.
HAAS, Marta. Práticas de Resistência nas Ações Artístico-Pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). 2017. Dissertação (Mestrado em Edu- cação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
MONTOYA, Rodrigo. Cien Años del Perú y de José María Arguedas-1911-2011. Lima: Editora Universidad Ricardo Palma, 2011.
ROJAS-TREMPE, Lady. “Yuyachkani y su trayectoria dramática en Perú: entrevista a Ana Correa y Augusto Casafranca” In: Latin American Theatre Review 28. 1, Fall p. 159-165, 1994.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
SOUSA, Thaís Helena Rissi de. Yuyachkani: teatro e performance enquanto registo e memória na latino-américa. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2014.
ZAPATA, Miguel Rubio. Raices y Semillas – Maestros y caminos del teatro em América Latina. Argentina: Ediciones del Boulevard, 2011.
ZAPATA, Miguel Rubio. El Cuerpo Ausente – Performance Política. Lima: Biblioteca Nacional del Perú, 2008.
ZAPATA, Miguel Rubio. O grande teatro de Paucartambo. São Paulo, Sala Preta, v.16, n.1, p. 5-25, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.