Laboratórios abertos: Encontros artístico-pedagógicos com o grupo Yuyachkani
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019035Keywords:
América Latina, Cena contemporânea, Prática artístico-pedagógica, Laboratório aberto, YugachkaniAbstract
No presente artigo, pretendemos discutir algumas experiências artísticas e pedagógicas, realizadas pelo grupo peruano Yuyachkani em seus Laboratórios Abertos. Realizados há mais de uma década, é possível diagnosticar em suas proposições, uma constante investigação com relação à possibilidade de reativação da potência política da arte na atualidade. Tais laboratórios são compostos por espetáculos, demonstrações de trabalhos, mesas de debates, oficinas, treinamentos e experimentos cênicos realizados anualmente ao longo dos oito primeiros dias do mês de agosto. Neste intenso período, os/as artistas realizam férteis intercâmbios com criadores/as e investigadores/as, que se propõem a tal imersão, na sede do grupo, na cidade de Lima.
Downloads
References
DÍAZ, Aimelys. Encuentro con Yuyachkani, experiências de una convivência escénica
y humana. In: Revista Conjunto n. 181, 2016, p. 94-99.
FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino: poéticas e políticas da interdisci- plinaridade. In: TELLES, N.; FLORENTINO, A. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 61-72.
HAAS, Marta. Práticas de Resistência nas Ações Artístico-Pedagógicas dos Grupos Yuyachkani (Peru) e Ói Nóis Aqui Traveiz (Brasil). 2017. Dissertação (Mestrado em Edu- cação), Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
MONTOYA, Rodrigo. Cien Años del Perú y de José María Arguedas-1911-2011. Lima: Editora Universidad Ricardo Palma, 2011.
ROJAS-TREMPE, Lady. “Yuyachkani y su trayectoria dramática en Perú: entrevista a Ana Correa y Augusto Casafranca” In: Latin American Theatre Review 28. 1, Fall p. 159-165, 1994.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
SOUSA, Thaís Helena Rissi de. Yuyachkani: teatro e performance enquanto registo e memória na latino-américa. 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, 2014.
ZAPATA, Miguel Rubio. Raices y Semillas – Maestros y caminos del teatro em América Latina. Argentina: Ediciones del Boulevard, 2011.
ZAPATA, Miguel Rubio. El Cuerpo Ausente – Performance Política. Lima: Biblioteca Nacional del Perú, 2008.
ZAPATA, Miguel Rubio. O grande teatro de Paucartambo. São Paulo, Sala Preta, v.16, n.1, p. 5-25, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.