Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019465Palabras clave:
Intérprete de dança, Dança contemporânea, Pedagogia da dançca, Artista-pedagogoResumen
A escrita desse artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões em torno da formação e da atuação do intérprete de dança, considerando a multiplicidade de contextos artísticos e pedagógicos nos quais a dança se estrutura. Além disso, defende-se o uso do termo intérprete de dança, na tentativa de descrever e refletir sobre suas especificidades de criação e atuação nessa linguagem artística. O artigo ainda apresenta trechos de entrevistas realizadas com duas artistas-pedagogas que atuam na cidade de São Paulo, a fim de contribuir com a discussão sobre o intérprete na atualidade.
Descargas
Citas
BAUMGÄRTEL, Stephan. Subjetividades na cena contemporânea: expor a encenação citacional e suas lacunas. S. J. Rio Preto, SP: Catálogo do Festival Internacional de Teatro, 2009.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. GIL, José. O movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2013.
KERKHOVE, Marianne Van; PICKELS, Antoine; et al. Dossiê: Dança e Dramaturgia.
Trad. Cássia Navas. Bruxelas: Contredanse, 1997.
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
PAIXÃO, Paulo. Coreografia: gramática da dança. Site: idança.net, 2003. Disponível em: http://idanca.net/coreografia-gramatica-da-danca/. Acesso em: 16 jun. 2019.
PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010.
QUILICI, Cassiano S. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROMANO, Lúcia R. V. Por uma teoria da atuação. 2013. Disponível em: http://www. revistas.usp.br/pesquisator/article/view/52350. Acesso em: 16 jun. 2019.
ROPA, Eugênia C. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã do
início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Urdimento - Revista de Estudios en Artes Escènicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derecho de lo Auctor
Los artículos publicados por la revista son de uso gratuito. Los derechos de autor son todos cedidos a la revista. Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Urdimento. El autor o los autores se comprometen a que publiquen material referente al artículo publicado en la Revista Urdimento mencionar dicha publicación de la siguiente forma:
"Este artículo fue publicado originalmente por la revista Urdimento en su volumen (poner el volumen), número (poner el número) en el año de (poner el año) y puede ser accedido en: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
Este periódico utiliza una Licencia de Atribución Creative Commons - CC - BY 4.0.