Notas pedagógicas para a dança: considerações sobre a formação e a atuação do intérprete de dança
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019465Keywords:
Intérprete de dança, Dança contemporânea, Pedagogia da dançca, Artista-pedagogoAbstract
A escrita desse artigo tem por objetivo apresentar algumas discussões em torno da formação e da atuação do intérprete de dança, considerando a multiplicidade de contextos artísticos e pedagógicos nos quais a dança se estrutura. Além disso, defende-se o uso do termo intérprete de dança, na tentativa de descrever e refletir sobre suas especificidades de criação e atuação nessa linguagem artística. O artigo ainda apresenta trechos de entrevistas realizadas com duas artistas-pedagogas que atuam na cidade de São Paulo, a fim de contribuir com a discussão sobre o intérprete na atualidade.
Downloads
References
BAUMGÄRTEL, Stephan. Subjetividades na cena contemporânea: expor a encenação citacional e suas lacunas. S. J. Rio Preto, SP: Catálogo do Festival Internacional de Teatro, 2009.
BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. GIL, José. O movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2013.
KERKHOVE, Marianne Van; PICKELS, Antoine; et al. Dossiê: Dança e Dramaturgia.
Trad. Cássia Navas. Bruxelas: Contredanse, 1997.
LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
PAIXÃO, Paulo. Coreografia: gramática da dança. Site: idança.net, 2003. Disponível em: http://idanca.net/coreografia-gramatica-da-danca/. Acesso em: 16 jun. 2019.
PEREIRA, Sayonara. Rastros do Tanztheater no Processo Criativo de ES-BOÇO: Espetáculo cênico com alunos do Instituto de Artes da UNICAMP. São Paulo: Annablume, 2010.
QUILICI, Cassiano S. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.
RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. São Paulo: Editora 34, 2009.
ROMANO, Lúcia R. V. Por uma teoria da atuação. 2013. Disponível em: http://www. revistas.usp.br/pesquisator/article/view/52350. Acesso em: 16 jun. 2019.
ROPA, Eugênia C. A dança e o agit-prop: os teatros não teatrais na cultura alemã do
início do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Statement
The articles published by the magazine are free to use. The copyright is all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the journal Urdimento. The author (s) undertakes whenever publishing material relating to the article published in Revista Urdimento mention the said publication as follows: This article was originally published by Urdimento magazine in its volume (put the volume), number (put the number) in the year of (put the year) and can be accessed at:
http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.