De seres humanos reais e performers verdadeiros

Authors

  • Annemarie Matzke Universität Hildesheim
  • Tradutor: Stephan Arnulf Baumgärtel Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101162011155

Abstract

Este artigo discute noções como autenticidade e veracidade no trabalho cênico frente ao crescente interesse em usar depoimentos biográficos de atuantes não-profissionais. O artigo se questiona sobre as fontes desse interesse bem como as diferenças dessas práticas teatrai em relação a formatos televisivos que trabalham com depoimentos biográficos e reflete sobre diferentes efeitos de autenticidade que se pode produzir com um teatro documentário que oscila entre ficção e realidade empírica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Annemarie Matzke, Universität Hildesheim

Pesquisadora, atriz e performer, membro do coletivo SheShePop, cujos projetos teatrais são situados na fronteira entre performance e teatro, indagando os limites entre representação e performance, entre práticas públicas e privadas. Ela é professora do Departamento de Ciências Teatrais da Universität Hildesheim/Alemanha, pesquisando e lecionando sobre formas experimentais do teatro contemporâneo.

Tradutor: Stephan Arnulf Baumgärtel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Professor doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Published

2020-12-30

How to Cite

MATZKE, Annemarie; BAUMGÄRTEL, Tradutor: Stephan Arnulf. De seres humanos reais e performers verdadeiros. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 16, p. 155–161, 2020. DOI: 10.5965/1414573101162011155. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101162011155. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Translations