Corpo incomum e (des)educação – criações e escritas de si com a dança autoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573104532024e116

Palavras-chave:

corpo sem órgão, dança autoral, (des)educação, corpo incomum

Resumo

A cultura ocidental desfigurou o corpo da vontade e impôs ao corpo órgãos e uma vida alienada e fascista, expõem Artaud (1999) e Deleuze e Guattari (1997). Tais noções do corpo estão aproximadas da dança autoral. Setenta (2008), Rocha (2016) e Lepecki (2017) problematizam uma prática para um corpo Incomum. Estes referentes orientam um olhar para a dança experimentada pelo grupo Guido Viaro, no objetivo de encontrar pistas para uma clínica e crítica, onde a dança é pensar-se, escrever-se, movimentar-se. Acompanhado por três linhas de uma cartografia, o processo da pesquisa trata: i) de um Corpo sem Órgãos ampliado?; ii) das práticas de dança para corpos Incomuns; e iii) de cinco verbos para uma observação afetiva e reflexiva com a dança.  

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Biografia do Autor

Claudia Madruga Cunha, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Porto (UP), Portugal. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Professora Associada da UFPR, do Departamento de Artes do Setor de Comunicação e Design (SACOD), atua no Curso Bacharelado em Produção Cultural e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Daniella da Costa Nery, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharelado e licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Artista-docente-pesquisadora da Dança e professora de Arte da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED). 

Angélica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (Univates).   

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

CUNHA, Claudia Madruga; NERY, Daniella da Costa; MUNHOZ, Angélica Vier. Corpo incomum e (des)educação – criações e escritas de si com a dança autoral. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 4, n. 53, p. 11–26, 2024. DOI: 10.5965/1414573104532024e116. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26220. Acesso em: 19 dez. 2024.