O realismo sedutor como metáfora para uma re-educação do corpo-arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0801Palavras-chave:
Corpo-teatro, Antropofagia, Biopolítica, Educação do corpoResumo
Trata-se da resenha de uma obra intensa e complexa, no qual a autora cria o conceito metáfora realismo sedutor, com o objetivo de revisitar a apropriação do vocábulo teatro que ramifica para o binarismo real-ficção vindo associado à tradição aristotélica. A proposta nos faz pensar a educação do corpo na e para a arte, Ribeiro instiga a pensar que atuar não é interpretar o real, mas experimentá-lo através de um corpo intuitivo, que interfere e é interferido pelo meio social, político, econômico e cultural, de modo afetivo, por isso sedutor, revolucionário, transgressor. Nisso desafia o que se entende e o que se ensina a respeito da arte teatral, quando propõe rupturar com as telas do real e da representação que nos condicionam. investe em um corpo múltiplo, intempestivo artaudiano, que se desdobra ao longo do texto em outros conceitos corpos, maquinímicos, biopolíticos, antropofágicos, esteticamente emancipados.
Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. 3. ed. São Paulo: Editora 34. 2010.
RIBEIRO, Martha. Textualidades Contemporâneas: o realismo sedutor e sua configuração na dramaturgia brasileira. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p.131-140, 2013.
RIBEIRO, Martha. Realismo sedutor: o corpo-teatro e a invenção de realidades. São Paulo: Hucitec Editora, 2022.
ROLNIK, Suely. O caso da vítima: para além da cafetinagem da criação e de sua separação da resistência. ARS, São Paulo, v. 1., n. 2., p. 79-87, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)