Cartas para Ítala: a força da ameaça e o poder da ficção na Arte de Performance
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103522024e0302Palavras-chave:
arte de performance, Rio de Janeiro, corpo figura, cartas, amizade políticaResumo
O presente artigo se apresenta como uma carta escrita por uma performer para outra performer, Ítala Isis. A amizade entre as duas artistas tece o tom da conversa que busca refletir sobre as efetivas possibilidades da arte em conter a violência contra corpos negros e em vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro. Acontecimentos trágicos vividos pelas duas, como a execução da vereadora carioca Marielle Franco, são disparadores de Ações que encontram no pensamento de Felipe Ribeiro sobre a força da ameaça e de Jota Mombaça sobre o poder da ficção, caminhos para que novas formas de vida política aconteçam.
Downloads
Referências
ARAUJO, Ítala Isis de. Costuras errantes. 2021. 197 f.: il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
ARAUJO, Ítala Isis de; SANTO, Denise Espírito. Feminismos negros: ações estético-políticas na contemporaneidade. RELAEC: Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 02, n.07, 2021. Acesso em: 20 jun. 2024. DOI:
http://dx.doi.org/10.46375/relaec.34370
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
RIBEIRO, Felipe. Ruminações: a arte de performance entre o prazer e a resistência. Rio de Janeiro: Circuito, 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)