De repente um clown: reflexões sobre gestos em uma experiência pessoal em Bogotá
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0108Palavras-chave:
Clown, Gesto, Dança, Teatro, ExperiênciaResumo
Este artigo é um relato de experiência que parte de uma vivência pessoal do autor em uma oficina de clown desenvolvida pela atriz colombiana Viviana Bernal em 2022 em Bogotá. A pesquisa se ocupa, por meio da interdisciplinaridade entre os estudos de teatro, dança e do clown, a analisar exemplos concretos que foram retirados dessa oficina para refletir sobre algumas questões: Como um gesto produz risada? Qual a relação da percepção do gesto com questões históricas e sociais? Depois de tais reflexões baseadas em teorias de Merleau-Ponty, Jorge Dubatti, Hubert Godard e outros, foi possível constatar a relevância desse estudo que consiste em dar importância ao processo de registro e reflexões da experiência empírica do ator sobre seus treinamentos corporais e do público sobre suas per(re)cepções como ferramenta para a investigação na arte e como posicionamento político.
Downloads
Referências
ALFONSO, Diego. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.
BENÍTEZ, María Dolores Medina. La Experimentación artística como práctica formadora en el Grado de Ed. Primaria: Método de Conceptualización y Proceso de materialización de una idea. Tese (Doctorado en Formación del Profesorado) - Universidad de las Palmas de Gran Canaria - España, Facultad de Ciencias de la Educación - Programa del doctorado de Formación del profesorado, 2014.
BERNAL, Viviane. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.
CONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O ENCONTRO: do acontecimento a um olhar atento - espetáculo o Miolo da Estória. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
DELEUZE, Gilles. Conversações: 1972-1990. São Paulo: Ed. 34, 1992.
DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Trad. Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.
FERRACINI, Renato; FEITOSA, Charles. A questão da presença na filosofia e nas artes cênicas. Ouvir ou ver. Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 106-118, jan. 2017.
GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Dança. 3. Rio de Janeiro: Ed. UniverCidade, 2002. p. 11-35
JACQUART, Albert. Moi et les autres. Paris: Seuil, p.43, 1983.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
REY, Leonardo. Entrevista concedida ao autor. Correio eletrônico, 30 de setembro de 2022.
ROQUET, Christine. Da análise do movimento à abordagem sistêmica do gesto expressivo. O Percevejo online. Dossiê Corpo Cênico: Linguagens e pedagogias. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 01-15, 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1784. Acesso em: 03 dez 2022.
ROQUET, Christine. Ler o gesto, uma ferramenta para a pesquisa em dança. Revista Cena, Porto Alegre, p. 15-27, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/73754/0. Acesso em: 03 dez 2022.
SPINOZA, Bento. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)